A rivalidade se deu após o juiz Domingos Botelho proferir uma sentença desfavorável à Família Albuquerque. Assim que a afeição dos dois é percebida, o pai de Teresa trata de arranjar o casamento da moça com seu primo Baltasar Coutinho . ... Nesse conflito, dois criados de Baltasar são mortos e Simão sai ferido.
Bem ao gosto romântico, a característica principal da novela passional é o seu tom trágico. As personagens estão sempre em luta contra terríveis obstáculos para alcançar a felicidade no amor. Normalmente, essa busca é frustrante. Mesmo quando os amantes ficam juntos, isso é conse-guido a custa de muito sofrimento.
A verdade é algumas vezes o escolho de um romance. Na vida real, recebemo-la como ela sai dos encontrados casos, ou da lógica implacável das coisas; mas, na novela, custa-nos a sofrer que o autor, se inventa, não invente melhor; e, se copia, não minta por amor da arte.
Pode-se dizer que Teresa e Mariana, embora de maneiras diferentes, encarnam personagens tipicamente românticas? Por quê? RESPOSTA: Sim, Teresa representa a heroína sofredora que é impedida de concretizar o seu amor, morrendo na flor da idade.
a) Como se caracteriza a relação de Simão com seus familiares? R: Simão entende-se apenas com a irmão mais nova. Sua mãe é distante e seu pai, rigoroso. Não há afeto ou confiança, apenas convenções sociais.
A mãe, mais levada do dever que do coração, intercedeu pelo filho e conseguiu sentá-lo á mesa comum. No espaço de três meses fez-se maravilhosa mudança, nos costumes de Simão. As companhias de ralé, desprezou-as. Saía de casa raras vezes, ou só, ou com a irmã mais nova, sua predileta.
24 – (UFV-MG) Quanto à diferença de conceitos da relação homem/mundo, expresso pela arte e pela literatura, pode-se afirmar: I – No Barroco, essa relação se mostra emocional; pode-se dizer dramática. II – No Romantismo, essa relação se mostra pessimista, procurando na natureza um lugar de refúgio idealizado.
O exagero sentimental, o egocentrismo, a idealização da mulher, o pessimismo diante da existência e a vontade de fugir são marcas tanto da ficção do período quanto da própria vida dessa parcela da sociedade.
A segunda geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1853 a 1869. Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo.
Além disso, o conceito de geração como grupo de pessoas nascidas num determinado ano ou período permite comparar aquilo que indivíduos nascidos em diferentes períodos recebem e contribuem para a sociedade ao longo de toda a sua vida, o que não acontece quando analisamos a situação de um indivíduo apenas num dado ...
Os direitos fundamentais de terceira geração, ligados ao valor fraternidade ou solidariedade, são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos, bem como ao direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade e ao direito de comunicação.
Considerando que a civilização humana existe há 200 mil anos, e o espaço de uma geração, em média, como 40 anos, pode-se concluir que já passaram por esse planetinha cerca de 5 mil gerações.