As razões trigonométricas foram criadas a partir da seguinte observação: Dois triângulos retângulos que possuem um segundo ângulo congruente são semelhantes. Isso significa que, entre esses dois triângulos, as medidas dos lados são proporcionais e as medidas dos ângulos são congruentes.
Vejamos quais são essas relações. O seno de um ângulo no triângulo retângulo é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa.
Seja α (α ≠ 90°) um ângulo pertencente a um triângulo retângulo qualquer, as relações trigonométricas são calculadas da seguinte forma:
Segundo o Teorema de Pitágoras, a soma dos quadrado dos catetos de um triângulo retângulo é igual ao quadrado de sua hipotenusa:
A soma de todos os ângulos internos do triângulo retângulo corresponde a 180°, o que caracteriza como um ângulo raso. Já seus dois ângulos agudos são conhecidos como complementares, já que a soma dos dois resultará em 90º.
A área do triângulo geralmente é calculada através do produto da medida da base do triângulo pela sua altura, e dividido por 2. O triângulo é um polígono com três lados, este lados são formados por segmentos de retas unidos em três pontos que chamamos de vértices.
Perímetro do triângulo retângulo O perímetro de um polígono qualquer é o comprimento da soma de todos os seus lados. Então, para calcular o perímetro do triângulo retângulo, bastar somar os seus lados.
Para determinar o perímetro de um polígono irregular, basta encontrar o total de comprimento dos lados. Para isso, some todos os valores que você anotou. Por exemplo: se os lados do polígono medem 4, 4, 3 e 3 unidades, o total seria de 14 centímetros (o perímetro da forma).
A área geralmente representamos pela letra S. A área do quadrado por exemplo é dada pela seguinte fórmula: S = l², onde S é a área, e l a medida do lado (O quadrado possui os quatro lados iguais).
Escreva a fórmula para encontrar a área do hexágono com um apótema dado. A fórmula é representada simplesmente por Área = 1/2 x perímetro x apótema.