e) tubo digestório completo. Resposta: d. Resolução: somente os moluscos possuem a estrutura chamada rádula, que se situa na boca e serve para raspar os alimentos. Ela é formada por pequenos dentes quitinosos.
Resposta. Olá! Os moluscos são animais que possuem o corpo mole e normalmente envolvido por uma concha calcária. As três partes básicas que constituem o corpo dos moluscos são: cabeça, pé e massa visceral.
Todos os animais do filo mollusca possuem corpo mole, eles também possuem simetria bilateral, ou seja, lado direito e esquerdo são iguais, ou pelo menos muito parecidos. Podem ser providos ou não de uma concha calcária com uma ou mais peças. Há representantes marinhos, dulcícolas e terrestres.
Gastrópodes (Gastropoda): Constitui a maior classe de moluscos e inclui representantes como os caracóis, caramujos e lesmas. Esse grupo apresenta representantes com concha assimétrica em espiral, na qual o molusco pode proteger-se.
→ Classificação dos moluscos
O corpo dos moluscos se divide em cabeça, massa viceral e pé, sendo que a massa viceral é o cojunto de todos os órgãos internos. O manto, é um revestimento membranoso, que protege a massa viceral. Nos Cefalópodes (polvos e lulas), os "pés" são considerados os tentáculos.
O manto é um orgão específico dos moluscos, uma das características que o agrupam em um único grupo. É constituido pela parede dorsal do corpo, cobrindo a massa visceral. A epiderme deste orgão secreta carbonato de cálcio, contribuindo assim para a formação da concha. ... A epiderme interna atua como órgão sensorial.
Entre a massa visceral e o manto, há uma câmara chamada cavidade do manto. Nos moluscos aquáticos, essa cavidade é ocupada pela água que banha as brânquias; nos terrestres, é cheia de ar e ricamente vascularizada, funcionando como órgão de trocas gasosas, análoga a um pulmão.
A massa visceral corresponde a uma bolsa no interior da qual se encontram os órgãos internos. Muitas classes apresentam também uma concha que recobre e protege o corpo do animal. A concha é uma estrutura composta por carbonato de cálcio secretado por glândulas epidérmicas.
A maioria dos moluscos apresenta sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas. Na fecundação externa, os machos liberam os espermatozóides e as fêmeas liberam os óvulos diretamente na água, onde os dois gametas se encontram.
Sua reprodução ocorre pela liberação de espermatozoides do macho em água. Os espermatozoides são capturados pelas fêmeas e, então, produzem ovos. A partir desses ovos nascem pequenas larvas; que se fixam em plânctons até alcançarem níveis maiores de água, onde são capazes de se desenvolver.