EQST

Por Que Castro Alves Escreveu O Poema Navio Negreiro?

Por que Castro Alves escreveu o poema Navio Negreiro?

Castro Alves é conhecido como o “poeta dos escravos” devido aos seus poemas sociais em que denunciava a escravidão com indignação e expressividade. Quando O Navio Negreiro foi escrito o tráfico de escravos já havia sido proibido no Brasil (Lei Eusébio de Queirós – 1831), porém ainda persistiam as consequências disso.

O que fala o texto navio negreiro?

O Navio Negreiro é uma poesia de Castro Alves que integra um grande poema épico chamado Os Escravos. Escrita em 1870 na cidade de São Paulo, a poesia relata a situação sofrida pelos africanos vítimas do trafico de escravos nas viagens de navio da África para o Brasil.

Qual é a relação de Castro Alves com a escravidão?

Castro Alves foi poeta brasileiro, conhecido como “o poeta dos escravos”. Pertenceu à terceira geração do Romantismo no país. Suas obras expressavam indignação e protesto em relação aos problemas sociais da época, principalmente à crueldade da escravidão.

Que comparação o poeta faz na última estrofe O navio negreiro?

O poema trata da situação vivida pelos africanos traficados para o Brasil, na viagem intercontinental. Na estrofe trazida, o poeta fala da sua indignação quanto ao navio negreiro e refere-se a ele como “borrão” no meio do mar, e roga à Deus e à fúria do mar que acabe com ele.

Que comparação se pode fazer entre a última estrofe?

· Que comparação se pode fazer entre a última estrofe do texto 2 e o poema de Bilac? Resposta: Ironicamente, ou, melhor, sarcasticamente, utilizando linguagem bastante vulgar para um poema (pelo menos essa seria a opinião de Bilac), a última estrofe do texto 2 dá a impressão de referir-se explicitamente ao texto 3.

Qual o título do poema de Castro Alves e sobre o que ele fala qual sua temática?

"O Navio Negreiro” é um poema épico dramático que integra a obra “Os Escravos” e junto com “Vozes d'África”, da mesma obra, vem a ser uma das principais realizações épicas de Castro Alves. O tema de "O Navio Negreiro" é a denúncia da escravidão e do transporte de negros para o Brasil.

Quem era o grande amor de Castro Alves?

Nessa época, Castro Alves inicia um intenso caso de amor com Eugênia Câmara, dez anos mais velha que ele. ... Em 1870 volta para Salvador onde publica Espumas Flutuantes, único livro editado em vida, onde apresenta uma poesia lírica, exaltando o amor sensual e a natureza, como no poema Boa Noite.

Quem foi Castro Alves Brainly?

Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro. O último grande poeta da terceira geração romântica no Brasil. Denunciou a crueldade da escravidão e clamou pela liberdade, dando ao romantismo um sentido social e revolucionário que o aproxima do realismo.

Porque Castro Alves é considerado poeta da terceira geração romântica?

O maior representante da terceira geração do Romantismo no Brasil é o poeta baiano Castro Alves, diretamente envolvido na campanha abolicionista, um dos temas centrais de sua obra, o que lhe rendeu o título de “Poeta dos Escravos”.

Quanto ao seu significado à palavra sono no último verso do poema de Castro Alves?

Verificado por especialistas. É correta a alternativa E. Quando Castro Alves usa a palavra "sono" diz que o terá sob a lájea fria - ou seja, dentro da tumba, debaixo da terra -, quando finalmente poderá descansar.

Qual a característica romântica da 3ª geração está presente no poema de Castro Alves transcrito acima?

ALVES, Castro. Poesias completas de Castro Alves. a) ( ) Na terceira geração, há a presença de um sensualismo por meio de uma descrição de uma mulher real, concreta, com características típicas da mulher. Além disso, o amor é expresso de forma real, concreto e possível de ser vivido e realizado.

São características da primeira geração do Romantismo brasileiro exceto?

São características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto: a) Exaltação da natureza e da liberdade.

Que elementos do poema evidenciam que se refere a um navio negreiro?

Resposta. O porão negro, fundo, infecto, apertado, imundo, tendo a peste por jaguar... Antes eles estavam livres na Africa, hoje são colocados em navios e vendidos como escravos. Escravos que eram transportados em condições desumanas tinham seus corpos lançados ao mar.