Revisado em: Medicamentos vencidos podem somente perder parte da eficácia, mas alguns tipos, como os antibióticos e os de uso contínuo, não devem ser consumidos. Manter em casa um pequeno estoque de medicamentos e um kit básico para curativos pode fazer toda a diferença em algumas situações.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece como obrigatoriedade o correto descarte de medicamentos. No caso dos remédios, a chamada logística reversa funciona com as farmácias e drogarias aceitando medicamentos vencidos para encaminhá-los ao seu destino final sem risco de contaminação.
Hipolabor explica: Quais informações devem constar na embalagem dos medicamentos?
A Farmacopéia Americana determina que embalagens plásticas e de vidro, quando empregadas para o acondicionamento de produtos farmacêuticos fotossensíveis, devem apresentar uma transmitância de, no máximo, 12% e 10%, para embalagens com capacidade nominal de 20 mL ou ≥ 50 mL, respectivamente, numa faixa de comprimento ...
Além da função estética, a cor do vidro tem também uma função utilitária. ... Por isso se utilizam garrafas âmbar para cerveja ou verde para o vinho, pois estes vidros impedem a passagem de certas radiações (ultravioleta), que estragariam os produtos.
Uma das grandes vantagens do copo de vidro é que ele não deixa nenhum tipo de sabor no copo, independente da substância que você colocar dentro. Então você pode escolher um tamanho padrão para usar na lanchonete e usar os copos para várias bebidas oferecidas.
Dentre as principais vantagens do vidro está o fato dele ser 100% reciclável, ou seja, ele pode ser usado e posteriormente utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros infinitas vezes sem perda de qualidade ou pureza do produto. No processo de reciclagem os produtos devem ser separados por tipo e cores.
Quanto à conservação, o vidro tem a vantagem de ser impermeável, já que odores e umidade não atravessam o material, tornando-o a escolha certa para armazenamentos a longo prazo de itens perecíveis, como alimentos e bebidas.
Outra vantagem no campo da ciência é a realização de experiências em frascos de vidro. “Salvo raras exceções, este material interfere pouco nas reações químicas, porque a força de união entre seus átomos é muito alta. Portanto, não contamina o que está dentro dele”, diz o físico Walter Maigon Pontuschka, da USP.