Se este for o caso e havendo fecundação de fato, esse sangramento de nidação pode acontecer no início do que seria o seu ciclo menstrual habitual – ou seja, no 28º dia do ciclo menstrual, no caso de uma menstruação regular. Por outro lado, outras hipóteses devem ser consideradas para a existência desse sangramento.
No entanto, esse período pode variar bastante, já que depende da época em que ocorrer a ovulação, que é mais ou menos na metade do ciclo, mas, em muitos casos, acontece antes ou bem depois – a chamada ovulação tardia. Por isso, a nidação pode ocorrer no prazo de 7 a 15 dias depois do período fértil.
Assim como na ovulação normal, é comum que na ovulação tardia sejam notados sinais que indicam que a ovulação está acontecendo como aumento e alteração do muco cervical, que fica mais transparente e elástico, parecido a clara de ovo, ligeiro aumento da temperatura corporal e uma pequena dor abdominal de um dos lados.
Quando não ocorre a fecundação do óvulo, a mulher menstrua. Esse é, de forma resumida, o processo de ovulação feminina. A anovulação é a ausência da ovulação.
Menstruações atrasadas ou ciclos muito longos (mais de 40 dias) ou curtos (menos de 20 dias) podem ser um sinal de que você pode não estar ovulando. No entanto, a anovulação é possível mesmo que suas menstruações sejam normais e regulares. Mudança na temperatura basal do corpo.
“Em mulheres com ciclos regulares de 28 dias, a ovulação ocorre entre o 11º e 15º dia antes de cada menstruação”, afirma Márcio. A conta é simples! Se o seu ciclo for de 35 dias, você irá ovular no 21º dia do ciclo (35 menos 14). Se for de 21 dias, será no 7º dia do ciclo (21 menos 14) e assim por diante.
A ovulação sempre ocorre aproximadamente 10-16 dias antes da próxima menstruação (esta é a fase lútea), mas é individual para cada mulher. Assim, para uma mulher com um ciclo mais curto, ela pode ovular no início do ciclo, como no dia 7-10, o que indicaria uma ovulação precoce.
O período fértil inicia 5 dias antes do dia da ovulação. Este “período” de ovulação calcula-se num ciclo regular como um número de dias após a menstruação. Este dia fértil e os 5 dias prévios (anteriores) são a melhor altura para engravidar.
Nas mulheres que têm um ciclo menstrual regular, de 28 dias, o período fértil inicia-se no 11º dia, a partir do primeiro dia em que ocorre a menstruação e dura até ao 17º dia, sendo esses os melhores dias para engravidar.
Qual a chance de engravidar depois da menstruação? Logo após a menstruação a chance de engravidar é muito baixa pois o útero não está preparado para receber o óvulo fecundado. Entretanto independente da fase do ciclo nunca temos como ter 100% de certeza da data de ovulação.
Quais os dias que não pode ter relação Quem não está querendo engravidar, não pode ter relações durante o seu período fértil, que é entre o 11º e o 17º dia, a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, num ciclo de 28 dias.
O melhor período para engravidar é entre 11 a 16 dias após o primeiro dia da menstruação, que corresponde ao momento que antecede a ovulação, por isso, o melhor momento para ter a relação é entre as 24 e 48 horas antes da ovulação.
Portanto, não é necessário tomar dois comprimidos após o sexo e nem a pílula do dia seguinte. Aliás, esta última não corta o efeito do anticoncepcional: ela só reforça o efeito dos outros métodos. Quando se toma a pílula pela primeira vez, ou após meses de pausa, a proteção é válida a partir do segundo mês de cartela.