EQST

Para Que Serve O Exame De Videolaparoscopia?

Para que serve o exame de videolaparoscopia?

A videolaparoscopia pode ser feita apenas para diagnosticar doenças já suspeitadas pelo médico, ou para executar o que for necessário para um tratamento, seja retirada de órgão ou parte dele. É considerada um dos maiores avanços tecnológicos do último século.

Qual médico faz a videolaparoscopia?

O cirurgião geral é o médico especializado e treinado para solucionar anormalidades mais comuns no corpo humano, além de se dedicar à laparoscopia (ou videolaparoscopia) e cirurgia do trauma.

O que é cirurgia de videolaparoscopia?

É a cirurgia minimamente invasiva do abdômen e seus órgãos internos. A videolaparoscopia é uma técnica que realiza procedimentos com o auxílio de uma câmera ligada a uma ótica que é introduzida através da parede abdominal e os órgãos são manipulados por pinças utilizadas pelo cirurgião.

Qual o valor de uma videolaparoscopia?

O preço da cirurgia por videolaparoscopia varia bastante dependendo do tipo de tratamento que será realizado. Em geral varia entre 5 mil e pode chegar até mesmo a 40-50mil, dependendo do material a ser utilizado e tempo de internação para recuperação do procedimento.

Como é feito o exame de videolaparoscopia?

A videolaparoscopia é um exame simples, mas que deve ser feito sob anestesia geral e consiste na realização de um pequeno corte na região próxima ao umbigo por onde deve entrar um pequeno tubo que contém uma microcâmera em seu interior.

Quando é indicada a videolaparoscopia?

A videolaparoscopia é indicada principalmente em cirurgias mais simples, como a remoção de órgãos (apêndice e vesícula). Ela também é indicada para cirurgias ginecológicas, como endometriose e histerectomia, além de ser bastante útil no diagnóstico de causas de infertilidade e dores na região pélvica.

Quais os riscos de uma cirurgia de videolaparoscopia?

O risco de maior gravidade é a perfuração de órgãos como o intestino, estômago, aorta, etc., ou a ocorrência de hemorragias abdominais ou de peritonites. Ademais, produz algum desconforto em razão da distensão abdominal que acarreta e pode gerar hemorragia vaginal, problemas respiratórios e arritmias cardíacas.

Como é feito uma cirurgia videolaparoscopia?

Como é feita a videolaparoscopia A videolaparoscopia é um exame simples, mas que deve ser feito sob anestesia geral e consiste na realização de um pequeno corte na região próxima ao umbigo por onde deve entrar um pequeno tubo que contém uma microcâmera em seu interior.

Qual o tempo de recuperação de uma videolaparoscopia?

Embora seja um procedimento minimamente invasivo e geralmente com menor duração que a cirurgia convencional, deve ser realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral. A alta costuma ser dada após 24 horas. A recuperação da videolaparoscopia pode variar de 1 semana a 30 dias.

Quanto tempo dura a cirurgia de videolaparoscopia?

Quando a videolaparoscopia cirúrgica é realizada para diagnóstico, o procedimento dura, em média, 30 a 60 minutos. Ela poderá demorar mais tempo caso o cirurgião queira realizar o tratamento cirúrgico de alguma alteração detectada em tempo real no exame.

Como é a recuperação de uma videolaparoscopia?

A recuperação da videolaparoscopia pode variar de 1 semana a 30 dias. Durante esse período, a mulher deve evitar esforços físicos como: exercícios físicos, atividades domésticas, ter relações sexuais, dirigir e trabalhar.

Para que é indicado a laparoscopia?

A cirurgia por laparoscopia é realizada com pequenos furos, o que diminui bastante o tempo e a dor da recuperação no hospital e em casa e, é indicada para muitas cirurgias, como cirurgia bariátrica ou remoção da vesícula e apêndice, por exemplo.

Quanto tempo dura a cirurgia de laparoscopia?

O tempo cirúrgico depende do procedimento a ser realizado e varia de uma a quatro horas”, explica. A videolaparoscopia tem vantagens bem importantes para o processo de recuperação da paciente.

Quais os riscos da cirurgia de videolaparoscopia?

Desvantagens da videolaparoscopia Os riscos são: Desconforto abdominal no pós-operatório, caso tenha sido necessário o uso de dióxido de carbono para distender o abdome; Os riscos são baixos, mas o de maior gravidade é a perfuração de algum órgão interno.

Quanto tempo a barriga fica inchada depois da videolaparoscopia?

É normal apos este tipo de procedimento sentir a barriga inchada. Você ainda esta em período de recuperação que geralmente dura após esse procedimento cerca de 15-30 dias. Evitar alimentos que produzem flatos e caminhadas podem melhor esses sintomas.

Qual anestesia é usada para videolaparoscopia?

A anestesia para videolaparoscopia é um processo fundamental para esse tipo de procedimento. Por mais que a cirurgia seja menos invasiva para o paciente, a anestesia é necessária para que o processo seja indolor. O tipo de técnica mais utilizada para essa cirurgia é a anestesia geral.

O que comer depois de uma videolaparoscopia?

São permitidos todos os legumes sem casca e na consistência de purê ( batata, cenoura, baroa...), as frutas também devem ser amassadas ( banana, mamão). O Arroz deve ser consumido bem cozido, em forma de papa. Dê preferência pelo pão doce.

Quem pode fazer a laparoscopia?

Além disso, quase todos os indivíduos podem realizar uma cirurgia laparoscópica por indicação do médico, no entanto, em alguns casos, já no bloco operatório e mesmo durante a cirurgia por laparoscopia, o cirurgião pode necessitar realizar uma cirurgia aberta para o tratamento ter sucesso o que implica fazer um corte ...

Quanto tempo para se recuperar de uma videolaparoscopia?

A alta costuma ser dada após 24 horas. A recuperação da videolaparoscopia pode variar de 1 semana a 30 dias. Durante esse período, a mulher deve evitar esforços físicos como: exercícios físicos, atividades domésticas, ter relações sexuais, dirigir e trabalhar.

O que levar para uma cirurgia de videolaparoscopia?

Na mala, o paciente deve colocar apenas itens essenciais: material de higiene pessoal (shampoo, sabonete, escova de dentes, creme dental, desodorante...) e roupas confortáveis. Lembre-se que durante a cirurgia e a internação, o paciente usará uma vestimenta fornecida pelo hospital.