Belarina® é um anticoncepcional hormonal que deve ser tomado por via oral que, ao ser tomado da forma indicada nesta bula, inibe a ovulação e previne a gravidez. Ocorre, também, modificação do muco cervical, com consequente redução da migração e alteração da motilidade dos espermatozoides.
Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.
A camisinha, masculina ou feminina, possui ótima eficácia quando usada corretamente. Outro exemplo é o DIU de cobre, que é tão eficaz quanto os anticoncepcionais hormonais.
Pílula anticoncepcional As marcas mais comuns da pilula anticoncepcional são Selene, Yasmin, Ciclo 21 e Diane 35.
Sabe-se que as substâncias deste medicamento podem causar retenção de líquidos, com intensidade variada de acordo com cada tipo, portanto, é comum emagrecer um pouco após parar.
O anticoncepcional pode dificultar o emagrecimento Contudo, esse hormônio exerce outros efeitos no organismo das mulheres, como um aumento na disposição, a redução da ansiedade, o ganho de massa muscular e a perda de gordura.
Para evitar a sensação de inchaço após o uso de pílulas anticoncepcionais, podem ser adotadas algumas medidas de acordo com o tipo de anticoncepcional, como por exemplo: Anticoncepcionais orais: Para tomar a pílula sem ficar inchada, deve-se fazer exercícios físicos com regularidade.
Entre as mais indicadas estão a ciproterona e drospirenona. Todavia, vale lembrar que a dosagem de estradiol é 35 mcg, ou seja, alta. Isso resulta em mais efeitos colaterais.
Pílula Monofásica: A pílula monofásica possui em sua fórmula estrogênio e progesterona com a mesma dosagem. É o comprimido anticoncepcional mais conhecido pelas mulheres. A utilização deve ter início entre o primeiro e o quinto dia da menstruação e termina quando a cartela acabar. Depois, é necessário parar por 7 dias.
As principais grupos que existem são ciproterona, gestodeno, desogestrel, levonorgestrel, drospirenona, entre outros. Para diminuir o excesso de pelo, a melhor progesterona é o acetato de ciproterona, que é também o mais antigo. “Comparada com os demais, é o antiandrogênico (hormônio masculino).
A função do estrogênio nos contraceptivos combinados orais é tornar o sangramento previsível. Sem o estrogênio, os métodos à base de somente progestagênio podem causar alterações imprevisíveis no sangramento menstrual.
Os hormônios sexuais podem interferir no peso. Os níveis de progesterona afetam a retenção de líquido, provocando o inchaço. O estrogênio influencia a distribuição de gordura: se estiver baixo, ela se acumula no abdômen e, se alto, tende a se fixar nos quadris.
Composição da pílula anticoncepcional
Em geral, os anticoncepcionais hormonais combinados possuem esse efeito. Os mais potentes nessas melhorias são a base de ciproterona (diane 35, ferane, diclin), drosperinona (Yaz, Yasmin, Iumi, Elani). Existem várias marcas e dosagens, o que depende da avaliação do ginecologista para cada paciente.