Em meio laboratorial, os tubos que contém o anticoagulante EDTA são identificados pela cor de tampa Lilás ou Roxa. Citratos: Atuam no Íon Cálcio (Captador), indicado para exames de Coagulação e VHS. Não deve-se utiliza-lo para dosagens bioquímicas pois promove perda d'água com a diluição do plasma.
O VHS é a sigla para Velocidade de Hemossedimentação, um tipo de exame de sangue muito utilizado para detectar inflamações ou infecções no organismo, podendo diagnosticar desde resfriados até pancreatite aguda, por exemplo.
Tubo com citrato de sódio (tubo preto) Esses tubos servem pra determinar a velocidade de hemossedimentação (VHS).
Os tubos são projetados para realizar a coleta, transporte e processamento da amostra. A maioria dos tubos de coleta de sangue contém um aditivo que acelera a coagulação do sangue (ativador de coágulos) ou evita a coagulação (anticoagulante). Isso preserva a amostra garantindo o processamento adequado para cada exame.
Os tubos BD Vacutainer® Fluoreto/EDTA são utilizados para dosagem de glicose e lactato no plasma. Possuem Fluoreto de Sódio como inibidor glicolítico e o anticoagulante EDTA, que preserva a morfologia celular mantendo a qualidade da amostra.
roxa: tubo com EDTA; cinza: tubo com fluoreto de sódio.
Coleta de sangue a vácuo
Orientações de Coleta: Coletar 01 tubo seco com gel separador de tampa amarela (soro). Pedimos, sempre que possível, centrifugar (3000 rpm / 10 min) os tubos tampa amarela com gel separador (soro), e enviar o material com gelo reciclável.
TUBO TAMPA ROXA – EDTA Os Tubos de tampa roxa são utilizados com o material EDTA. O material colhido serve para os seguintes exames: ➙ Hemograma completo (contagem global de hemácias, hemoglobina, hematócrito e determinação.
No caso do exame Coagulograma, o objetivo é avaliar a coagulação do sangue. O procedimento pode ser solicitado em casos de tratamentos que causam sangramento ou no pré-operatório.
Dentre os inúmeros exames laboratoriais que analisam a hemostasia destacam-se o TAP (RNI) e o TTPA, que “resumem” as vias extrínseca e intrínseca da coagulação, respectivamente.
O INR é a relação entre o tempo de protrombina do doente e um valor padrão do tempo de protrombina. Reflete o tempo necessário para o sangue coagular relativamente a um valor médio.
O RNI só é utilizado realmente para acompanhar os pacientes usando anticoagulante oral. O valor de referência do TAP para uma pessoa saudável deve variar entre 10 e 14 segundos. Já no caso do INR, o valor de referência para uma pessoa saudável deve variar entre 0,8 e 1.
O que significa ter o ttpa alterado? o TTPA é um exame que avalia a coagulação. Ele pode estar alterado simplesmente por um problema técnico, por doenças genéticas ou adquiridas que interferem na coagulação ou secundária a medicamentos. A história clínica associada a exames laboratoriais direciona o diagnóstico.
O tempo de protrombina (TP) ou tempo de atividade da protrombina (TAP) e seu derivado índice internacional normalizado, também conhecido como razão normalizada internacional (IIN, RNI ou INR), são medidas laboratoriais para avaliar a via extrínseca da coagulação.