Inteligência artificial (IA) é um campo das ciências da computação, no qual máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar, assim como a mente humana.
Inteligência artificial é a capacidade de dispositivos eletrônicos de funcionar de uma maneira que lembra o pensamento humano. Isso implica em perceber variáveis, tomar decisões e resolver problemas. Enfim, operar em uma lógica que remete ao raciocínio.
Dando origem em 1956, a inteligência artificial foi investida com a criação de um campo para estudo da IA. Seu objetivo era desenvolver novas criações, logo a ciência começou a ser reconhecida quando formalizaram um termo na conferência de Dartmouth, com a missão de desenvolver máquinas inteligentes.
em 1955
O aparecimento da inteligência, juntamente com a linguagem (e ambas são indissoluvelmente entrelaçadas, como veremos adiante), foi um passo espectacular da evolução animal. Ela apareceu em primatas, mas poderia ter sido desenvolvida igualmente bem em outros mamíferos avançados, tais como golfinhos.
De forma abreviada, pode-se dizer que a inteligência é um “potencial inato” a ser desenvolvido de acordo com a personalidade, o meio ambiente e o contexto socioeconômico e histórico-cultural do sujeito.
O desenvolvimento da área começou logo após a Segunda Guerra Mundial, com o artigo "Computing Machinery and Intelligence" do matemático inglês Alan Turing, e o próprio nome foi cunhado em 1956. ... Porém, o conceito de inteligência artificial é bastante difícil de se definir.
Exemplos de Inteligência Artificial
Portanto, a Inteligência Artificial é a tecnologia que propicia máquinas inteligentes para resolver problemas, aumentando a produtividade e aprimorando áreas como saúde, finanças, marketing e vendas, atendimento ao cliente e agricultura. Continue lendo e veja 8 exemplos de aplicações de I.A em nosso dia a dia.
Ela se relaciona à capacidade dos dispositivos de pensarem como seres humanos. Isso significa que as máquinas conseguem aprender, perceber, raciocinar, decidir e deliberar de forma racional e inteligente. A Inteligência Artificial funciona em processos que, muitas vezes, não percebemos com as experiências diárias.
Mais conhecida pela sigla AI, do inglês Artificial Intelligence, a inteligência artificial passou de conceito de ficção científica para a realidade cotidiana. Muitos podem não perceber, mas a IA está presente em nossas atividades mais comuns. ...
Seis passos para criar uma estratégia de inteligência artificial
Ameaça de emprego Outra desvantagem da inteligência artificial é que, com o aumento do seu uso, muitos empregos que se baseiam em trabalhos operacionais ou repetitivos podem ser dispensados. Ou seja, milhares de pessoas podem chegar a ficar desempregadas em razão dessa nova tecnologia.
A robótica faz com que os alunos tenham uma maior proximidade com a ciência e a tecnologia, áreas do conhecimento que geram grande interesse nos estudantes. Por isso, a programação de robôs gera uma série de benefícios para a qualidade do ensino.
O coração do LEGO MINDSTORMS Education é o Bloco EV3, o bloco inteligente programável que controla motores e sensores, além de proporcionar a comunicação sem fios. Escolha que motores e sensores deseja utilizar e construa seu robô do jeito exato que você o deseja.
Para que serve a robótica? A robótica tem grande aplicação em diversas áreas desde a produção industrial, até atividades domésticas. Desde a Primeira Revolução Industrial, robôs e outros equipamentos são utilizados para aumentar a produtividade das empresas.