A pectina é muito utilizada na indústria alimentícia e tem como característica a formação de um gel viscoso, que está presente em geleia de frutas, mas também pode ser acrescentada em doces, sucos e iogurtes para melhorar a consistência do alimento.
Use amido de milho, um agente espessante derivado de milho, como um substituto de pectina. Combinado com açúcar, um pouco de amido de milho irá engrossar sua geleia enquanto cozinha.
“Coloque água, mel, azeite, um pouco de sal e um pouco de coentro. Isso tudo foi fervido e colocado por cima do tomate, dá uma acidez diferente”, explicou ele que acrescentou: “A acidez sempre tem que ser cortada com alguma coisa doce.
Frutas muito maduras ou muito verdes alteram o paladar do doce, prejudicando sua aceitação. No entanto, é importante utilizar uma parte de frutas de vez, que são mais ricas em pectina, além das frutas maduras, para melhorar o corte do doce.
Depois que a salada estiver pronta, raspe a casca de 1/2 limão siciliano sobre ela e misture. Cuidado para não usar a parte branca do limão, ela amarga. Eu não uso açúcar, mas, se preferir, pode adoçar a gosto com açúcar ou adoçante. Conserve na geladeira por no máximo 3 dias.
Pode acontecer de a salada de frutas ficar um pouquinho azeda; para contornar esse problema, é só servi-la com mel. Caso prefira açúcar, adicione-o alguns minutinhos antes de servir para que ele possa dissolver.
Guarde a salada em um pote de vidro fechado e vá consumindo aos poucos que não tem erro! Obs.: Uma boa dica para garantir que a salada de fruta dure mais tempo é colocar bastante suco de limão ou laranja. Assim, as frutas cortadas ficam submersas no suco ácido, o que faz com que elas demorem bem mais a estragar.
Armazenamento correto Para guardar e garantir aquele frescor, use papel-tolha! Sim, intercale uma camada de papel com uma de hortaliça e assim por diante. O papel ajuda a puxar toda a umidade da folha, conservando-a por mais tempo! Você também pode armazenar em potes bem fechados, de plástico ou vidro.
Espalhe uma camada de filme plástico por cima da tigela para evitar que o ar entre e estrague as folhas. Se o recipiente tiver tampa, ponha-a por cima de tudo para proteger ainda mais o conteúdo. Leve a salada à geladeira para deixá-la fresca por até uma semana.
A principal dica é evitar o choque térmico. Para isso, utilize um recipiente plástico ou marmita que assegure que a temperatura vai se manter estável. Assim você evita que se multipliquem microrganismos daninhos, às vezes presentes nas hortaliças. Não monte sua salada em casa.
A técnica é bem simples: lave as verduras, seque bem e guarde em um saco ou pote fechado com papel toalha dentro. Deixe o recipiente na parte inferior da geladeira, onde é menos frio, pois as temperaturas baixas podem queimar as folhas.
Aprenda a guardar frutas e verduras na sua casa!
Com o alimento cozido em mãos, o certo é resfriá-lo antes de colocá-lo na geladeira. A preparação precisa passar de 60 ºC para 10 ºC em até duas horas. Para isso, você pode deixá-lo em um recipiente de vidro, longe de alimentos crus.