A forma mais fácil de se comprovar a experiência profissional é com a apresentação dos registros feitos na carteira de trabalho, pois todas as anotações feitas ali são consideradas oficiais.
Experiência docente na educação básica: Apresentar certificado ou comprovante que contenha o nome do professor, título da aula/módulo/disciplina, instituição, data, local e carga horária.
Declaração de Exercício de Magistério, Docência ou Instrutoria fora da APF. ☐ Magistério ou magistério superior em estabelecimento de ensino. ☐ Atividades de instrutoria em órgãos públicos fora da Administração Pública Federal ou em instituições privadas.
Para comprovar artigos em periódicos basta enviar a primeira página, desde que contenha os nomes dos autores e os dados do periódico (nome, issn, data de publicação, volúme, número do fascículo e número de páginas) . Posso comprovar uma publicação em Congresso com o certificado de apresentação. Não.
Currículo Formato Lattes Comprovantes da produção científica Comprovantes da experiência em docência Comprovantes da experiência profissional Comprovantes de experiência como bolsista, monitorias, outros tipos de bolsa e intercâmbios acadêmicos Comprovantes de cursos de especialização ou disciplinas cursadas em PPGs.
d) Revisor de Periódico Científico, com a comprovação por meio de cópia simples de carta atestado, ou certificado do periódico, ou do nome aparecendo na lista de “referee” do periódico.
Para saber a classificação de um periódico acesse a Plataforma Sucupira, onde se encontra atualmente a ferramenta da Capes. Em seguida selecione a janela “Evento de Classificação” e escolha a mais recente versão da classificação Qualis, que é feita a cada quatro anos (quadriênio).
No Qualis da Capes, as classificações são dadas em estratos que variam entre as opções: A1, A2, A3, B2, B3, B4, B5 e C. De uma forma bem simples, A1 seria uma nota 10 e C seria uma nota 0 em relação as qualificações dos periódicos pesquisados.
Para entender melhor a classificação do Qualis, é só constatar os seguintes aspectos de cada indicativo:
Você consegue fazer essa pesquisa no site oficial do ISSN aqui. Basta inserir o código ISSN do que você deseja fazer a busca. Também é possível, nesse mesmo lugar, encontrar o ISSN de um título. Para testar, vamos usar como exemplo os anais do COBEQ 2016, que citamos acima (.
O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada.
Antes de mais nada, é preciso saber que a qualidade dos periódicos é classificada anualmente no Qualis da Capes em estratos: A1; A2; B2; B3; B4; B5; C. A grosso modo, pode-se dizer que um periódico A1 é uma revista “top”, enquanto um periódico C é um zero à esquerda.
O cálculo é feito somando-se as citações dos artigos recebidas no ano do cálculo do fator de impacto e dividindo esse número pela quantidade de artigos publicados nos dois anos antecedentes a esse cálculo.
O que é o Journal Citation Reports (JCR)? ... O JCR oferece uma perspectiva para avaliação e comparação de periódicos por meio da acumulação e tabulação de contagens de citações e artigos de praticamente todas as especialidades nos campos da ciência.
O fator de impacto de uma revista é obtido a partir do Journal Citation Reports (JCR) é uma publicação anual do Instituto de Informação Científica, uma divisão da Thomson Reuters. Fornece informações sobre revistas acadêmicas nas ciências sociais e ciências.
No Portal de Periódicos da Capes (www.periodicos.capes.gov.br), clique na opção Buscar Base e faça a busca por JCR.
Mas, para saber se a revista é indexada você pode procurar diretamente nas bases de dados. Algumas bases de dados são específicas de algumas áreas. Como o Medline que é exclusivo da área de saúde. Mas, para quem está interessado em uma base de dados mais ampla pode optar por procurar o periódico desejado na SciELO.
Ser indexada é, portanto, sinal de qualidade de uma revista científica. Partindo do princípio de que revistas indexadas cuidam de sua periodicidade e comprovam sua distribuição, um artigo publicado em revista indexada terá, naturalmente, mais visibilidade que outro, publicado em revista não-indexada.
Para saber se, por exemplo, ela está indexada na base de dados do LILACS, vá até o site e procure pelo ISSN da revista. Clicando aqui você consegue acessar a lista de revistar indexadas na Base de dados do LILACS. Basta copiar o ISSN da revista e pesquisar....E o que é o ISSN?
Revistas, relatórios, anuários e algumas monografias são alguns exemplos. Além dos oito dígitos numéricos, o código também é precedido pela sigla ISSN. O ISSN não é obrigatório, mas ele ajuda na identificação mais rápida do título e do conteúdo da obra, seja ela nacional ou internacional.
Significado de Periódico adjetivo Que se reproduz com intervalos de tempos iguais: os pacientes faziam visitas periódicas ao médico. ... substantivo masculino Jornal, revista, boletim que aparece em épocas certas: periódico jornalístico.
Segundo a norma NBR 6023/2002, da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, um periódico científico é definido como “tipo de publicação seriada, que se apresenta sob a forma de revista, boletim, anuário, etc.
Publicações periódicas, em geral designadas simplesmente como periódicos, são publicações em papel ou em meio eletrônico que geralmente são publicadas em intervalos de tempo regulares e pode de assunto específico ou de assuntos vários.