Este medicamento é indicado para o tratamento de hipertensão perioperatória; para controle de insuficiência cardíaca congestiva, no ajuste do infarto agudo do miocárdio, para tratamento de angina pectoris em pacientes que não respondem à Nitroglicerina sublingual e betabloqueadores e para indução de hipotensão ...
Vasodilatador. Anti-anginoso, anti-hipertensivo. Mecanismo de ação: a nitroglicerina é convertido em óxido nítrico (NO), o que estimula a produção de GMP cíclico, levando a um relaxamento da musculatura lisa vascular. Causa venodilatação sistêmica, com redução da pré-carga.
A nitroglicerina é um líquido oleoso de cor amarelo-pálida. É altamente sensível ao choque. O simples ato de balançar o líquido pode causar a explosiva decomposição em gases de nitrogênio, dióxido de carbono, água e oxigênio. A equação química abaixo representa essa reação.
O ácido nítrico é obtido na concentração aproximada de 63%. É comercializado com essa concentração para várias aplicações.
O nitrato de amônio é uma substância sólida de fórmula molecular NH4NO3 e aspecto branco (quando puro). Constituído pelos íons NH4+ (amônio) e NO3- (nitrato), não é inflamável, mas é altamente oxidante e reativo.
O nitrato de amônio "é utilizado principalmente em fertilizantes de nitrogênio em culturas de leguminosas", diz a Sociedade Francesa de Química. ... O nitrato de amônio também é usado na fabricação de explosivos.
A eficiência de absorção de nitrogênio foi maior para as plantas cultivadas sob as maiores proporções de NH4+. Os resultados evidenciaram que a cultura da mandioca cresce melhor quando ocorrer na solução de crescimento uma mistura de NO3- e NH4+, principalmente nas proporções de 9:3 e 6:6 mol m-3.
Cientistas descobriram que o consumo de vegetais ricos em nitrato, como rabanete, rúcula, beterraba e aipo, é bom para a saúde do sistema cardiovascular, reduzindo o risco de derrame em 40%. Isso ocorre porque o nitrato se divide em compostos que ajudam a regular a pressão arterial.
Sais de cura, como nitrato e nitrito de sódio e de potássio, são largamente utilizados como aditivos alimentares no processamento de produtos cárneos. Os sais de nitrito, além de conservarem a carne contra a deterioração bacteriana, são fixadores de cor e agentes de cura.
Depois de ser purificado quimicamente, o salitre é utilizado pela indústria alimentícia principalmente na fabricação de embutidos (como salames e charque) com o objetivo de evitar a proliferação de bactérias causadoras do botulismo.
A cura é uma forma de conservação de alimentos, principalmente carne, peixe e queijo, em que se usa o sal-de-cozinha para evitar a sua deterioração por bactérias.
A salga impede o desenvolvimento de micro-organismos e é especialmente indicada para carnes. Quando o sal absorve a umidade dos alimentos, cria uma condição favorável para evitar a proliferação de bactérias.
Limpe a peça de carne delicadamente e repita o processo por mais 24h, em nova mistura de sal temperado. Após 24h, descarte o líquido que se formou ao fundo da travessa, remova a carne e remova o excesso de sal. Despeje o vinho na carne, esfregue e deixe descansar por 30 minutos. Enxugue a carne com um pano e reserve.