Postos de saúde oferecem dose; animais devem ser imunizados todo ano. Em caso de mordida de cachorro ou gato, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem logo um posto de saúde para tomar a vacina contra a raiva. São aplicadas até cinco doses, dependendo do caso.
O município de São Paulo oferece vacinação contra raiva para cães e gatos em Posto Permanente na Divisão de Vigilância de Zoonoses e outros disponibilizados na UVIS. O proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal - RGA.
Clínica da Prefeitura de Fortaleza oferece diversos serviços de graça no Bairro Passaré. A população de Fortaleza pode contar com atendimento veterinário gratuito com uma clínica para animais da prefeitura.
A vacina contra febre amarela é aplicada via subcutânea, na região do braço. O efeito protetor ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado e garante imunidade por pelo menos 10 anos. Ela age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra o vírus.
A vacina contra febre amarela é indicada de rotina para quem tem de 9 meses a 59 anos de idade e não apresenta critérios de contraindicação.
A vacina surgiu em 1937 e está na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, os medicamentos necessários mais eficazes e seguros em um sistema de saúde. Em 2014, o preço de atacado em países em desenvolvimento é de US$ 4,30 a US$21,30 por uma dose.
Reação Vacinal – Febre Amarela: Leves Leve vermelhidão, inchaço e dor no local da injeção; Dor de cabeça, mal-estar; Fraqueza e dores musculares; Febre baixa.
A febre amarela foi o maior problema de saúde pública do país desde meados do século 19 até quase meados do século 20.
1918 – 1920