Telefones
Meios de acesso
no município de São Paulo: ligue para a Central 156; outras localidades: ligue CPTM das 5h às 22h - sábado, das 6h às 18h) ou (Atendimento 24h).
7.
Sua principal característica é a regularidade na operação. Ou seja, as viagens são programadas para acontecer em dias e horários fixos. No caso de Transporte Rodoviário, o mesmo tem como ponto de partida e de chegada os Terminais Rodoviários dos municípios do Estado.
A competência constitucional sobre o transporte coletivo intermunicipal de passageiros nos limites de cada Estado é de responsabilidade estadual enquanto o transporte coletivo interestadual é de responsabilidade da União.
Você pode pedir o benefício de duas formas:
Para usar o serviço, basta fazer a solicitação no site da SPTrans (http://sptrans.documentodoestudante.com.br) preencher o cadastro com os dados pessoais, realizar o pagamento equivalente ao valor de dez tarifas (R$ 44) mais o custo do envio. O valor pode ser pago via boleto bancário ou cartão de crédito.
Solicite à sua instituição de ensino que nos envie os seus dados de vínculo com o programa (ProUni ou FIES) para ter direito à gratuidade. Para utilizar o benefício, pague a taxa correspondente. Se você já possui um Bilhete Único Estudante de ano anterior, ele será revalidado e você deverá utilizá-lo neste ano.
Os alunos podem consultar se têm direito à gratuidade ou ao desconto de meia-tarifa pelo site http://www.sptrans.com.br/estudante. Alunos que desejam obter o benefício da gratuidade no transporte público para o ano letivo de 2020 também poderão fazer sua solicitação por meio do site http://estudante.sptrans.com.br.
Para preencher o cadastro de solicitação do Bilhete Único tenha em mãos o RG, CPF e CEP residencial além de uma foto digitalizada tamanho 3 x 4 com fundo neutro (Veja as orientações para o envio da foto).