L-selectina (CD62L) é outra importante molécula envolvida no rolamento e transmigração, expressa na superfície de linfócitos e outros leucócitos, regulando a migração dos leucócitos aos sítios inflamatórios e a recirculação de linfócitos entre o sangue e os tecidos linfoides pelas vênulas de endotélio alto (CHOUDHARY ...
Resposta. C) Células dendríticas e macrófagos. Macrófagos são responsáveis pela proteção do organismo a invasões ou corpos estranhos. Células dendríticas transportam esses corpos estranhos para tecidos linfoides.
Pelo fato de que persistem LB de memória após uma exposição a antígenos T dependentes, os anticorpos produzidos numa resposta secundária apresentam afinidade média mais alta que os produzidos na primária. Esse processo é importante na eliminação de antígenos persistentes ou recorrentes.
Os linfócitos B são os responsáveis por garantir a chamada imunidade humoral, que se destaca pela resposta imunológica realizada pela produção de anticorpos. Esses anticorpos são capazes de neutralizar ou ainda destruir os antígenos.
Podem ser divididas no grupos: interleucinas (IL), fatores estimuladores de colônias (CSF), fator de necrose tumoral (TNF), interferons (IFN) e fatores de crescimento (TGF). No entanto sua classificação pode estar relacionada com sua forma estrutural ou seu papel biológico/função.