Autorizados: Iogurte Paulista ou Molico 0% de gordura, leite desnatado 0% de gordura, queijo cottage 0% de gordura, queijo frescal Frescatino 0% de gordura, requeijão Danubio 0% de gordura. Proibidos: Laticínios integrais, queijos.
A fase ataque pode durar de dois a dez dias. Nela, a pessoa precisa ingerir uma e meia colher de farelo de aveia diariamente, além de consumir apenas proteína pura. Segundo o site do nutrólogo francês criador da dieta Dukan, uma pessoa pode perder 4,5 quilos em dois dias, e até 18 quilos em seis.
A fase de ataque se baseia principalmente em alimentos ricos em proteínas, além de alguns extras que fornecem o mínimo de calorias:
1ª fase da dieta Dukan - fase de ataque Alimentos permitidos: carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de gordura, kani, ovos cozidos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cottage.
Os cuidados com as fases da dieta Dukan "Reduzir drasticamente os carboidratos, de fato, leva ao emagrecimento rápido, isso porque ao cortá-los o corpo fica sem sua principal fonte de energia. Então, o organismo utilizará o glicogênio, que é uma reserva de energia que nós temos.
Um dos erros mais frequentes de quem adota uma dieta low-carb é acreditar que qualquer alimento pobre em carboidratos pode ser consumido à vontade, o que pode levar a uma ingestão excessiva de gorduras saturadas e trans, que aumentam os níveis de colesterol ruim no sangue e favorecem as doenças cardiovasculares.
“Embora as pessoas ainda peçam pela dieta Dukan, hoje em dia usamos mais a low carb, que é uma adaptação dessa dieta da proteína. Na low carb, o paciente consome carboidrato, mas é na quantia calculada para o seu organismo, a quantidade que você realmente precisa”, reforça a especialista.
Emagrecimento: Cardápio Low Carb garante perda de até 3 kg por semana.
Enquanto a low carb recomenda apenas a diminuição do carboidrato, a alimentação cetogênica pede o aumento do consumo de proteínas e gorduras. Um dos objetivos da dieta low carb é não gerar picos de insulina no organismo, por isso é aconselhado o consumo de carboidratos de absorção lenta.
Perdas de peso típicas com uma dieta low carb são da ordem de 7 a 14 Kg. De uma forma geral, há uma perda rápida nas primeiras semanas, uma perda lenta após, que culmina com a estabilização do peso após 6 meses. Se você voltar a comer uma dieta "normal", você tenderá a perder os benefícios ganhos.
4- Fazer o jejum intermitente sem acompanhamento profissional. Pessoas que fazem os jejuns sem acompanhamento, ficam muito tempo sem comer e não se alimentam direito nas janelas podem ter desnutrição, desidratação, hipoglicemia, fraqueza muscular, dificuldades de concentração, entre outros problemas.
A fome que você sente durante o jejum intermitente deve ser monitorada. Com isso, se a sua vontade de comer vai e volta gerando pouco incômodo isso é um sinal de que a sua dieta está equilibrada e que os alimentos ingeridos estão suprindo a necessidade do seu corpo.