Em 1863, pleno século XIX, o renomado cientista e professor de geologia e mineralogia alemão, Otto Lidenbrock, após ter encontrado um manuscrito escrito em código único pelo antigo alquimista islandês do século XVI, Arne Saknussemm, e de o ter decifrado, ele descobre que, segundo o alquimista, quem desce a cratera do ...
Uma viagem ao centro da Terra. Em 1864, o escritor de ficção científica Julio Verne propôs uma aventura ao centro da terra através do vulcão Snæfellsjökull, na Islândia. ... Bem, de acordo com o professor Weska, é aí que Júlio Verne revela mais uma vez sua aptidão para ciência: vulcões.
Júlio Verne
Viagem ao Centro da Terra trata-se de uma aventura protagonizada por Otto Lidenbrock, pelo sobrinho Axel e pelo guia Hans Bjelke. Acredita-se que a história tenha sido inspirada em uma viagem que o próprio Verne teria feito para a Noruega e para outros países escandinavos.
Resposta. Resposta:Caracteres Rúnicos.
A entrada para o centro da Terra fica na Islândia, mais propriamente num vulcão chamado Sneffels (Snæfell na língua local). Este vulcão está inactivo desde o ano de 1219, o que fez Júlio Verne pensar que existiriam poucas probabilidades deste entrar em erupção quando os expedicionários entrassem nas suas entranhas.
Em artigo na ''Nature'', cientistas europeus afirmam que tecnologia desenvolvida pela indústria petrolífera permite perfurar crosta até o manto. SÃO PAULO - É possível fazer uma viagem ao centro da Terra ou, ao menos, ao seu início. É o que afirma um grupo de cientistas em artigo publicado na revista Nature.
6370 km
O núcleo corresponde a, aproximadamente, um terço de toda a massa terrestre, apresentando as maiores temperaturas do interior do nosso planeta e profundidades que vão desde os 2900 km até os 6370 km.
Com uma temperatura estimada em cerca de 1.
O interior da Terra, assim como o interior de outros planetas telúricos, é dividido por critérios químicos em: uma camada externa crosta de silício; um manto altamente viscoso; um núcleo que consiste de uma porção sólida envolvida por uma pequena camada líquida.
Há 4 descontinuidades relativas ao interior da Terra:
Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. ... Quando as pedras do manto se derretem, elas se transformam em magma, que chega à superfície através da crosta externa da terra, e libera os gases contidos.
Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos.
A formação dos vulcões está associada com a existência das placas tectônicas. Sabe-se que a litosfera terrestre não é formada por bloco rochoso único e imóvel. A Terra é formada por grandes blocos semirrígidos que se movimentam sobre o manto, de maneira lenta ou contínua.
Um vulcão entra em erupção devido às forças internas da Terra que mantêm o manto e, consequentemente, o material magmático em atividade. A Terra não é constituída por um único bloco rochoso, como era imaginado há muitos anos.
erupção efusiva. Erupção em que predomina o escoamento de lava do vulcão sem a ocorrência de explosões violentas. A lava acumula-se em um lago de lava no topo da chaminé e/ou escorre morro abaixo por vales segundo ritmo que depende da basicidade do magma, do relevo, do tempo de escoamento, entre outros fatores.
Previsão de erupções Os seguintes fatores são analisados de forma a ser possível prever uma erupção: Sismicidade. Microssismos e sismos de baixa magnitude ocorrem sempre que um vulcão "acorda" e a sua entrada em erupção se aproxima no tempo.
A origem das caldeiras está relacionada à rápida efusão de magma em eventos, geralmente explosivos, provocando esvaziamento da câmara(s) magmática do sistema vulcânico o que provoca o colapso de toda a estrutura acima da câmara. A rápida ascensão e descompressão do magma torna as efusões muito explosivas.
Pouco antes de o magma romper a superfície, ocorre uma queda rápida de pressão e o gás dissolvido começa a escapar do magma líquido. Os cientistas afirmam no estudo que “a cristalização marca o início da descompressão e isso ocorre dentro de um ano até que a erupção aconteça”.
Apesar da grande preocupação e do empenho dos vulcanólogos, ainda não é possível prever exatamente quando ocorrerá uma erupção vulcânica. ... À medida que o magma se aproxima da superfície, libera gases que podem ser detectados em regiões próximas do vulcão.
Partes do vulcão
Tem mais depois da publicidade ;) Câmara magmática: é o reservatório de rocha líquida que se encontra abaixo de um vulcão. ... Magma ou lava: é a rocha derretida que escorre durante a erupção vulcânica. Quando a lava quente solidifica-se do lado de fora do vulcão, a rocha resultante é chamada de rocha ígnea ou magmática.
A cinza vulcânica é composta por partículas vulcânicas vítreas, expelidas pelos vulcões durante uma erupção vulcânica explosiva. Têm até 2 mm diâmetro. Durante o trajeto ascendente, depois da explosão, solidificam e formam uma nuvem, que ao cair poderá formar depósitos.
Mistura de rochas líquidas e incandescentes, o magma pode se formar em regiões mais profundas do planeta do que se supunha. Formado a grandes profundidades, o magma ascende a regiões mais rasas e pode chegar à superfície do planeta na forma de lava expelida pelos vulcões. ...