Trabalhavam na lavoura, na criação de animais, como domésticos, toda espécie de trabalho era feito pelos escravos. Tanto que a gente encontra correspondência dos senhores para o governo, pedindo mais entrada de escravos porque a lavoura estava decaindo pela falta de trabalho escravo.
O clima equatorial é predominante na porção oeste do estado, apresentando altas médias pluviométricas (chuva) e temperaturas elevadas. O restante do território maranhense recebe influência do clima tropical, com maiores taxas pluviométricas nos primeiros meses do ano.
A origem de Maranhão, estado que abriga os Lençóis Maranhenses, é uma das mais misteriosas entre os estados brasileiros. Sabe-se que vem de Marañón, mas o termo pode ter origem tupi-guarani e significar "o mar que corre" ou vir do espanhol e se referir a cajueiros.
O clima Tropical é predominante no estado, com ocorrência de clima Equatorial na porção oeste e de uma pequena faixa de clima Semiárido no sudeste. No oeste do Maranhão, há a ocorrência de clima Equatorial, de temperaturas elevadas e alta pluviosidade na maior parte do ano, podendo chegar a 2000 mm anuais.
O clima Subtropical é típico da região sul do Brasil. A temperatura média é em torno de 18º C, com verões quentes e invernos frios, portanto com elevada amplitude térmica anual. A massa de ar Tropical Atlântica atua principalmente no verão e a massa de ar Polar Atlântica tem maior presença no inverno.
O gelo no interior do continente dura muito, apesar da falta de precipitação para renová-lo. ... A Antártica é mais fria do que o Ártico por dois motivos: em primeiro lugar, grande parte do continente está a mais de três quilômetros acima do nível do mar.