Lendas do folclore brasileiro São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.
Tutu Marambá (Tutu – Jimmy London) Em 'Cidade Invisível', Tutu é o braço direito da Cuca, e diferente desta personagem, 'Tutu Marambá' não é tão popular. Interpretado por Jimmy London, o personagem está presente em cantiga folclórica e é conhecido por ser irmão do Bicho-Papão e do Boi da Cara Preta.
A última lenda que aparece na série, e que também traz a grande reviravolta, é do personagem Corpo-Seco. Conhecido também como Unhudo, por ter unhas grandes, a entidade seria um garoto que maltratava tanto os pais que, quando morreu, não foi aceito nem pelo Céu e nem pelo Inferno, com a sua alma vagando pela Terra.
Suas características físicas são bastante conhecidas, a lenda diz que o curupira é pequeno (alguns chamam-no de “anão”), tem os cabelos vermelhos como fogo, e seus pés são posicionados ao contrário, com os calcanhares para frente.
História do Brasil O curupira, um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro, é conhecido como um ser mítico que protege a floresta. Sua lenda tem origem nos povos indígenas, sendo muito famosa no Norte do Brasil, sobretudo no Amazonas e Pará. Essa lenda é bastante antiga, havendo menção a ela do século XVI.
É um assobio longo e melancólico, descendo em tom, como faz o barulho de uma bomba caindo do céu antes de detonar, nos filmes de guerra: “fiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiuuuuuuu.”
O assobio provem da palavra sibilância que é uma sonoridade aguda e/ou chiada produzida pelas vias respiratórias. Geralmente é ouvida quando se tem alguma enfermidade nos pulmões, brônquios ou via respiratória. Pode também ser produzido utilizando as mãos como caixa de ressonância.
Já o famoso Curupira, popularmente conhecido pelo cabelo cor de fogo, remete aos tons vermelhos.
Saci-pererê é uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro e faz menção a um negrinho travesso que possui uma perna apenas, mora nas florestas e comete diversas travessuras contra viajantes e moradores das zonas rurais.