No Brasil, há diversas tensões nominais secundárias de distribuição. As “tensões secundárias” são aquelas usadas para atendimento a residências, comércios e pequenas indústrias. No link abaixo, é possível conhecer quais os níveis de tensão de fornecimento adotados em cada município.
Baixa Tensão - BT Rede de Distribuição com origem no secundário dos transformadores de distribuição até os pontos de ligação dos diversos consumidores de BT, com uma tensão operacional nominal igual ou inferior a 1 kV.
A rede multiplexada de baixa tensão é o padrão mínimo para construção de redes de baixa tensão e deve ser aplicada em toda nova construção, reforma e extensão de rede. Para os desenhos constantes nesta Especificação, deverá ser observado o recomendado nos incisos a seguir.
O que é Rede Compacta? A Rede de Distribuição Protegida Compacta (Rede Compacta – Spacer Cable) de tensão nominal de até 15kv e de 25kv a 35kv é uma inovação tecnológica que visa melhorar o nível de qualidade da energia distribuída, aumentando a confiabilidade no sistema.
O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de alta tensão (superior a 69 kV e inferior a 230 kV), média tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV) e baixa tensão (igual ou inferior a 1 kV).
A Permissão de Trabalho deve conter:
Porém, os riscos de queda em altura também existem em diferentes tipos de tarefas, tais como:
Zona livre de queda: Distância mínima medida desde o ponto de ancoragem do disposi vo de ancoragem até o nível do chão, ou próxima plataforma inferior real, ou obstáculo significa vo mais próximo.
FQ = 3,0/1,5 = 2,0 O fator e gravidade da queda são diretamente proporcionais. Quanto maior o fator, maior a gravidade. Portanto, é recomendável reduzir o fator de queda sempre que possível.
Tanto os equipamentos utilizados em altura quanto os pontos de ancoragem devem suportar 15 vezes a massa prevista ou seja 1.
L.E.S. Talabartes providos de elásticos devem ser medidos esticados. L.E.S. 2 Não há um tamanho especificado para o tamanho do absorvedor de energia intacto (fechado), porém, ao ser acionado ele não pode ultrapassar 1,75 metro de extensão.
Tamanho do talabarte: 1,2 m. Extensão do absorvedor quando acionado: 1 m. Distância entre a conexão com o cinto e os pés do usuário: 1,5 m.
Os principais tipos de Talabarte são:
posicionamento da vítima em decúbito dorsal; utilização da prancha de resgate ou colar cervical em razão de possível lesão na coluna; abertura das vias respiratórias, caso o acidentado esteja inconsciente; verificação dos sinais vitais e manobras de ressuscitamento, se for o caso.