São motores de corrente alternada. ... Nestes motores, o estator é alimentado com corrente alternada, enquanto o rotor é alimentado com corrente contínua proveniente de uma excitatriz, que é um pequeno motor que corrente contínua (dínamo), normalmente montado no próprio eixo do motor.
Existem dois diferentes tipos de motores elétricos CA: o motor elétrico síncrono e o de indução (assíncrono).
São muitos os tipos de motores elétricos que você encontra no mercado, mas, podemos separá-los em 3 grandes grupos: Motores de corrente alternada (CA), Motores de corrente contínua (CC) e Motores Universais (CA e CC).
Finalidade do enrolamento compensador Em um motor elétrico, o enrolamento da armadura são os fios no rotor. Quando o motor é ligado, a corrente elétrica que passa pelos fios condutores no rotor produz um campo magnético. Este campo gerado é a reação da armadura, que enfraquece e distorce o campo magnético do estator.
Os motores de corrente contínua são classificados de acordo com o modo de conexão do indutor e das bobinas induzidas. ... Este tipo de motor conta com dois enrolamentos de indutor, um em série com o enrolamento induzido e o outro em paralelo.
Máquina de corrente contínua é uma máquina capaz de converter energia mecânica em energia elétrica (gerador) ou energia elétrica em mecânica (motor), com uma corrente de entrada ou saída na forma contínua.
A principal finalidade do comutador do gerador de corrente contínua é a realização da conexão elétrica com os enrolamentos da armadura, além de retificar a forma de tensão que tem indução pelas bobinas da armadura.
A corrente alternada é produzida por meio da oscilação do campo magnético próximo a uma bobina condutora. Dessa maneira, a rotação da bobina (ou de um ímã) induz uma força eletromotriz e produz a CA.
A corrente alternada é utilizada na rede de distribuição de energia elétrica e nas tomadas residenciais. Entre os aparelhos que utilizam esse tipo de corrente elétrica para o seu funcionamento, podemos destacar os motores, como os liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar, ventiladores, etc.
No caso do gerador de energia, a força mecânica fornecida ao gerador transforma-se em energia elétrica através de um fenômeno químico conhecido como indução eletromagnética, que funciona como uma espécie de condutor que movimenta-se no campo magnético do gerador.