A Fórmula da Fotossíntese é a transformação do gás carbônico (CO2) e da água (H2O) em glicose (C6H12O6) e gás oxigênio (O2), por meio dos cloroplastos e da presença de luz. Este processo pode ser resumido em 6CO2 +12H2O + luz → C6 H12O6 + 6 O2 + 6 H2O, e é dividido em duas fases: clara e escura.
6CO2 + 12H20 > C6H1206 + 6O2++6H20. De acordo com a equação acima, percebemos que para que a planta realize o processo de fotossíntese, faz-se necessário gás carbônico e água.
Fotossíntese A fotossíntese é o processo realizado pelas plantas para que haja produção de energia necessária para que possam se manter vivas. Ao contrário dos animais, as plantas produzem o seu próprio alimento. Para que esse processo aconteça, a planta retira o gás carbônico do ar e também utiliza a energia do sol.
A Fotossíntese é o processo realizado pelas plantas para que haja produção de energia necessária para que possam se manter vivas. ... Em suma, é a produção de alimento pela própria planta. Para que aconteça tal processo a planta retira o gás carbônico do ar e também utiliza a energia do Sol.
Entretanto, em condições normais, a taxa de fotossíntese é maior que a respiração, podendo equivaler-se, denominado ponto de compensação fótico, onde a velocidade de fotossíntese e respiração é igual. A fotossíntese ocorre em duas etapas: a fase fotoquímica ou fase clara e a fase química ou fase escura.
A fotossíntese ocorre em duas etapas ou fases, que serão descritas mais detalhadamente no próximo tópico. A fase luminosa ou fotoquímica, que é a fase em que ocorre a captura de luz; e a fase de fixação de carbono, em que a energia capturada será utilizada na produção dos compostos orgânicos.
Assim, a fotossíntese ocorre a transfomação de energia luminosa em energia química, armazenada no ATP. Na fase clara, ocorre formação de ATP e NADPH2 que fornecerão, respectivamente, energia e elétrons para a fase escura, na qual a glicose é formada.
As moléculas de clorofila absorvem a luz solar e quebram a H2O, liberando O2 e hidrogênio. O hidrogênio une-se ao CO2 e forma a glicose. Esse processo resulta na equação geral da fotossíntese, a qual representa uma reação de oxidação-redução.
b) O ATP, NADPH e O2 são os produtos da etapa fotoquímica que serão utilizados como reagentes para a ocorrência da etapa química ou enzimática. c) A etapa fotoquímica é responsável na conversão da energia luminosa em energia química, ao produzir moléculas orgânicas de glicose.
A fase luminosa ou fase clara é a primeira parte da fotossíntese, o processo utilizado pelas plantas para capturar e armazenar energia solar. Neste processo, a energia luminosa é convertida em energia química na forma de moléculas de ATP e NADP.
Fotólise é o processo de degradação de moléculas orgânicas por meio da radiação luminosa. ... A reação mais importante da fotossíntese é a fotólise da água, que ocorre na fase clara. Tal processo se inicia com a absorção de energia luminosa por moléculas de clorofila.
A diferença é que na fase clara, utiliza-se . a luz solar para síntese de ATP e formação do NADPH, na membrana do tilacoide. Já na fase escura, utiliza-se o NADPH e ATP, produzido na fase clara, para fixar o CO2 por meio do ciclo de Calvin. E sintetizar o produto final, a glicose.
Nas membranas dos tilacoides (membranas internas do cloroplasto). As matérias-primas são a energia luminosa (captada pela clorofila e transferida como energia química em moléculas de ATP) e a água.
A fase luminosa ou fase clara é a primeira parte da fotossíntese, o processo utilizado pelas plantas para capturar e armazenar energia solar. Neste processo, a energia luminosa é convertida em energia química na forma de moléculas de ATP e NADP.
A reação mais importante da fotossíntese é a fotólise da água, que ocorre na fase clara. ... Tal processo se inicia com a absorção de energia luminosa por moléculas de clorofila. Essa energia absorvida excita (energiza) elétrons de clorofila, os quais são transferidos para uma substância aceptora de elétrons.
Trata-se de um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, como plantas, algas e alguns procariontes. Esses organismos captam a luz solar, convertem-na em energia química, que será utilizada para a produção de compostos orgânicos, baseada em água e dióxido de carbono.
Os seres clorofilados e fotossintetizantes podem ser encontrados entre as bactérias, os protistas (algas) e as plantas.
seres autotróficos
As bactérias são micro-organismos procariontes pertencentes ao Reino Monera, sendo que a maioria delas vive em colônias. ... Dentre as bactérias autótrofas, há aquelas que realizam quimiossíntese, chamadas de bactérias quimioautotróficas, e as que realizam fotossíntese bacteriana, chamadas de bactérias fotoautotróficas.
Seres fotossintetizantes são seres vivos que utilizam da fotossíntese para a sobrevivência. Estamos falando de plantas, algas autotróficas, que utilizam a luz solar como substrato associado a algumas moléculas, para a produção de matéria orgânica e oxigênio.
Os fotossintetizantes utilizam a luz solar para se alimentarem e os quimiossintetizantes utlizam substâncias químicas para se alimentarem. Espero ter ajudado!