Designação das plantas que estão adaptadas a habitats secos e que sobrevivem com quantidades de água reduzidas. As xerófilas vivem em condições de secura quer em relação ao solo quer em relação à atmosfera. ... São exemplo de plantas xerófilas os catos dos desertos.
Plantas xerófitas, são típicas de ambientes secos, possuem espinhos ou seja folhas atrofiadas, caules grossos, e raízes para armazenar maiores quantidades de água e assim suportar longos períodos de estiagem, sendo uma vegetação típica caatinga presente predominantemente no sertão nordestino em locais como a Bahia, ...
Muitas das plantas da caatinga têm capacidade de reter água no caule e nas folhas, o que acaba servindo para matar a sede de pessoas e animais quando a seca se prolonga muito. A caatinga não é encontrada em todo o sertão. Existem áreas em que a umidade é maior ou as chuvas são mais regulares.
A vegetação da caatinga é composta por plantas xerófitas. Isto porque ela é formada por espécies que acabaram desenvolvendo mecanismos para sobreviverem em um ambiente com poucas chuvas e baixa umidade. ... Ainda para evitar a perda de água, algumas plantas simplesmente perdem suas folhas na estação seca.
A atividade humana pode desencadear acontecimentos graves, como sobre a agricultura, irrigação excessiva, o desmatamento e erosão afetam negativamente a capacidade da terra para capturar e reter a água. ... Junto com a seca em algumas áreas, inundações e erosão vai aumentar em outras.
A seca é um fenômeno natural que não possui uma definição rigorosa e universal. Pode ser entendida como deficiência em precipitação (chuva) por um extenso período de tempo, resultando em escassez hídrica com repercussões negativas significativas nos ecossistemas e nas atividades socioeconômicas.
As sucessivas secas no Sertão brasileiro produziram uma enorme migraçãoo de retirantes e geraram medidas extremas,como a construção de campos de concentreção.
Seca no Nordeste
Outro fator que provoca a seca do Nordeste é a pouca força que algumas massas de ar úmido possuem. ... Apesar dessa série de eventos climáticos naturais que parecem conspirar para caracterizar a aridez da região nordestina, o motivo principal para as secas é, sem dúvida, político.
Chuvas no leste do Nordeste e o clima seco no sertão são características dessa região do país. A explicação para essa dinâmica climática está relacionada aos deslocamentos das massas de ar e alguns fatores ligados ao relevo.
Resposta: É de extrema importância, pelo fato de ser uma região muito seca. Esses açudes são de grande serventia como:para o serviços doméstico, para beber, para plantações e a criação de animais.