Em resumo, o espaço econômico configura-se por meio da contradição entre cidade e o campo, a indústria e a agricultura, os portos e o comércio marítimo, a produ- ção e o consumo, a existência de matérias-primas e sua utilização como recursos e, do ponto de vista da forma- ção econômico-social, pelas características da ...
A Geografia Econômica permite a criação de relações entre as sociedades humanas e o meio natural, além das formas de adaptação da humanidade ao espaço geográfico, principalmente no que tange a extração dos recursos naturais utilizados pelo homem para o seu desenvolvimento.
Resposta: A maneira como os diversos fatores (clima, política e sociedade) afetam a economia de um local, seja por meio do fornecimento de recursos naturais na produção industrial, ou no processo de ocupação do solo, entre outros.
À medida que as sociedades se desenvolvem, suas atividades econômicas se tornam mais complexas e interligadas. Assim, nos países em desenvolvimento, a dependência. em relação às práticas da agropecuária e do extrativismo costuma ser maior. ... atividades no meio econômico costumam diminuir.
É direta a relação entre trabalho, atividades econômicas e espaço geográfico, visto que atividades econômicas normalmente ocorrem no espaço geográfico, aquele construído pelo homem, que por sua vez, é resultado do trabalho humano, além de se tornar o ambiente de trabalho.
O trabalho exige a utilização de recursos e área e assim modifica o meio. Para a função do trabalho o homem precisa modificar o meio, seja porque usamos ferramentas que quebram rochas, abrem espaço em áreas de mata e fazem com que haja os mais diversos elementos de transformação do meio no qual vivemos.
A transformação do espaço geográfico ocorre em função das mudanças e fenômenos climáticos em função do tempo, ou, através da ação do homem. Exemplo disso é a formação do desertos, que ocorre em função do clima e dos ventos, que acabam levando areia por quilômetro, criando e expandindo desertos.
A sociedade tem um papel muito importante de agente de transformação do espaço geográfico, pois é a partir das ações humanas que o mesmo é alterado. ... Sendo assim, o espaço geográfico se constitui de paisagens naturais, mas também de paisagens que sofreram alterações humanas.
Resposta. o espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem; e pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. ... Toda modificação executada na natureza é proveniente do trabalho humano. Espero ter ajudado.
São vários os exemplos decorrentes das profundas alterações ocorridas principalmente no último século no planeta, como o aquecimento global, efeito estufa e escassez de água. As décadas de exploração ocasionaram a extinção, somente no século XX pelo menos 15% das espécies da fauna e da flora foram extintas.
O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem.
Para atender às principais necessidades do dia a dia, como alimentação (por meio das práticas agrícolas), vestimentas, habitação (ou moradia) e deslocamento (nas ruas, avenidas e rodovias).
porque estudar geografia? Estudar Geografia é uma forma de compreender o mundo em que vivemos. Por meio desse estudo, podemos entender melhor tanto o local em que moramos – seja uma cidade ou uma área rural – quanto o país do qual fazemos parte, assim como os demais países da superfície terrestre.
Resposta: Ele possui uma tendência natural que, consiste em sair do individualismo, ou seja, o homem tem a necessidade de pertencer a um determinado grupo social, seja família, escola, trabalho ou outros grupos onde se sinta bem e protegido.
Resposta. São vários os motivos que podem estar por trás de uma guerra, dentre eles a disputa pelo poder, motivações econômicas, a imposição de ideias ou cultura, o confronto entre causas sociais e motivos religiosos ou de etnia.
Meios de Orientação e Localização