É um fenómeno em virtude do qual certas propriedades físicas de um mesmo corpo dependem da direção em que são medidas. O facto de as substâncias minerais formarem cristais indica que o comportamento físico da matéria cristalina depende da direção.
Um material é isotrópico se as propriedades mecânicas podem ser descritas sem referência a direção. A maioria dos materiais estruturais, tais como aço e alumínio, podem ser tratados como isotrópicos. Um tensor é isotrópico se as suas componentes são as mesmas independente da base.
Filtragem anisotrópica (Anisotropic Filtering ou AF) é um método que tem por objetivo, aumentar a nitidez das texturas. As técnicas convencionais de filtragem são bilinear e trilinear, essas técnicas filtram as texturas usando áreas quadradas.
A filtragem de textura produz uma cor de cada pixel na imagem renderizada em 2D da primitiva quando uma primitiva é renderizada por meio do mapeamento de uma primitiva 3D em uma tela 2D.
O Anti-Aliasing é um filtro, presente principalmente em jogos, que aumenta a ilusão de que uma imagem é “lisa”, “embaçando” as bordas de uma linha. Vendo de perto, a impressão é que as bordas do item estão borradas; porém, de longe a diferença de qualidade é gritante, como você pode ver na imagem abaixo.
MSAA = Multisample Anti Aliasing = o tipo de AA mais tradicionalmente usado nos jogos. ... FXAA = Fast Approximate Anti-aliasing = desenvolvido pela Nvidia ele remove bem os serrilhados e pesa bem menos que o MSAA (em alguns jogos o custo de performance chega a ser zero).
Para separar misturas heterogéneas Os grãos maiores ficam retidos na peneira e os menores passam pela malha. Na figura ao lado mostra-se como é possível separar os grãos de açucar maiores de outros mais pequenos. Outro exemplo de mistura onde se deve usar a peneiração é numa mistura de areia fina e areia grossa.
Um exemplo muito comum de filtração realizada no cotidiano é quando preparamos café. O coador retém as partículas sólidas do café e extrai substâncias solúveis no pó de café.