O tratamento para uma reação alérgica na tatuagem normalmente é simples e pode ser feito com a ingestão de remédios anti-histamínicos, como cetirizina, hidroxizina ou bilastina.
Ainda, existem alguns componentes específicos das tintas (como o pigmento em si, metais e conservantes) que podem ser mal interpretados pelo organismo – desencadeando, também, alergias.
Saiba quais são os sintomas da pele tatuada alérgica “Os sintomas mais comuns são placas vermelhas, inchaço, coceira, descamação e bolinhas. Assim, o desenho tende a ficar danificado, desproporcional, falhado ou em alto-relevo”, esclareceu. Por isso, fique atento aos sinais e procure ajuda de um dermatologista!
Principais riscos da tatuagem Coceira, inflamação e descamação local quando a região é exposta ao sol; Formação de queloides que são cicatrizes feias com relevo e inchaços; Maior risco de ser contaminado com doenças como Hepatite B ou C, AIDS ou Staphylococcus aureus, se o material utilizado não for descartável.
“Não devem fazer tatuagem as pessoas com a imunidade comprometida porque têm maior risco de infecção; as com problemas de pele, já que têm maior probabilidade de sofrer reação alérgica; as que sofrem de valvulopatia (alteração nas válvulas cardíacas), e que já tiveram hepatite B e C”, diz a infectologista Heloísa ...
Durante o processo da tatuagem e da cicatrização o seu corpo fica muito exposto aos vírus e bactérias do ambiente, e esses vírus podem levar muito tempo para se manifestar, e se você doar sangue durante esse período pode acabar infectando um paciente já debilitado e isso pode levar o paciente a morte.
“Geralmente as pessoas que se tatuam buscam se sentir significantes no mundo. Pode ser uma forma de defesa, de pertencimento a um grupo, de reforçar o que pensam sobre algum assunto ou pessoa. O fato é que elas querem chamar atenção para si. Outras pessoas se tatuam nos momentos de muita angústia e sofrimento pessoal”.
Saúde, direito, finanças e engenharia são alguns dos segmentos onde os tatuados podem encontrar olhares mais desaprovadores. Mas é claro que existe uma série de lugares que não possuem qualquer problema em contratar pessoas com tattoos.
Depois de alguns dias, a sua tatuagem começa a cicatrizar, o que acaba deixando a pele do local mais seca. Esse aspecto ressecado causa uma sensação de coceira, mas os tatuadores alertam: não pode coçar de jeito nenhum! Manipular o local pode abrir a ferida que estava cicatrizando, demorando mais tempo para ficar boa.
Nos primeiros dias, forma-se uma casquinha sobre o desenho, que vai fazer com que ele pareça um pouco desbotado, mas não se preocupe: a tattoo voltará logo ao normal! Esta casquinha não pode ser arrancada, para evitar que surja alguma falha no desenho, hein.
um mês
É necessário ficar atento ao curativo e não deixar que fique extremamente úmido, visto que isso poderá acarretar em riscos para o processo de cicatrização da tatuagem. A área tatuada tende a doer um pouco, ficar avermelhada e tornar-se um pouco levantada ou inchada, entretanto isso é normal do processo.
É normal a tatuagem descascar e ficar mais clara? Sim, afinal a pele está se recuperando da lesão feita pela tatuagem. ... Sobre a casquinha que se forma, é a pele se rejuvenescendo, trocando a pele lesada por uma nova.
A explicação é que ainda há uma camada de pele morta sobre a tattoo, deixando a arte um pouco sem cor. Se durante o período de cicatrização você seguir os cuidados recomendados pelo tatuador, ao final dessa etapa você verá a sua tattoo com o resultado final de todas as cores e sem nenhum contratempo.
Hoje em dia, as tintas são dermatologicamente testadas, são próprias para a pigmentação da pele e produzidas pensando nas reações do corpo a longo prazo, não ficando esverdeadas como antigamente. Assim, você não precisa mais se preocupar com suas tattoos ficando verdes com o tempo por culpa das tintas de má qualidade.
Como escolher um bom tatuador? Descubra em 7 dicas essenciais
— É natural, em um prazo de até sete dias, a região tatuada ficar avermelhada, inchada e dolorida. Após tal prazo, se a região estiver inflamada será possível notar vermelhidão em alguns pontos, dor, elevação do desenho e coceira excessiva. Em casos mais graves, pode até aparecer pus, indicando infecção — explica.
Esse relevo na pele pode aparecer durante o processo de cicatrização da tatuagem, principalmente em pessoas que possuem predisposição genética. Porém, há uma série de cuidados que o tatuador e o cliente podem tomar para diminuir as chances desse tipo de cicatriz aparecer após o procedimento da tatuagem.
Cicatrizes hipertróficas ou quelóides podem ocorrer após tatuagens. Os principais tratamentos para essas anormalidades cicatriciais são: aplicação de corticóide, excisão cirúrgica, betaterapia, compressão e uso de pomadas (como cicatricure) que podem amenizar as cicatrizes.
“Geralmente a queloide não exige tratamento, mas é possível prescrever um sabonete líquido antibacteriano e pomada indicada pelo dermatologista para minimizar o alto relevo do desenho”. Não existe restrição de idade para se tatuar, porém menores de 18 anos precisam de autorização dos pais.
O queloide é uma cicatriz de alto relevo de cor vermelha ou castanha que costuma aparecer na pele após um trauma profundo - desde os mais simples, como uma vacina, até os mais complexos, como um corte de cirurgia.
Em alguns casos, a melhor forma de como eliminar queloide é por meio da remoção cirúrgica. Nesse procedimento, o médico secciona a área lesionada e utiliza pontos internos para fazer a sutura, favorecendo um novo processo de cicatrização.
Christiane Gonzaga, do Rio de Janeiro, o queloide ou cicatriz queloidiana é uma protuberância causada pelo excesso de proteína (colágeno) na pele que acontece devido a um processo demasiado de cicatrização - como se as células não soubessem o momento certo de parar de produzir um novo tecido para a pele.
Possíveis causas O queloide no nariz ocorre pelo acúmulo de colágeno durante a cicatrização de feridas provocadas por cortes, queimaduras, acnes, colocação de piercings ou até mesmo após a realização de uma cirurgia.
Fitas de silicone, cremes com corticoides e pomadas podem ajudar a impedir a formação das temidas cicatrizes. As queloides são lesões fibroelásticas, salientes, rosadas, avermelhadas ou escuras, que podem ocorrer na cicatrização de qualquer lesão da pele.
É recomendável furar? O queloide deve ser tratado com infiltração local de corticoide e não é recomendado fazer novos furos, já que tem tendência de desenvolver esta patologia.
A pessoa que tem queloide pode fazer tatuagens e colocar piercing? Sugiro que não coloque piercing ou faça tatuagem, você pode adquirir um problema de difícil resolução. Acho que não vale a pena! Os queloide tem 50% de chance de retornarem em mesmo tratando os.
"Pessoas com problemas de cicatrização e tendência à formação de quelóide não devem colocar o piercing, pois as chances de desenvolver infecções e complicações no local são muito grandes", alerta.
Mesmo com o tratamento, o queloide pode revidivar caso fure novamente a orelha, porque o ato de furar a orelha é um trauma e pode resultar novamente em uma cicatrização ruim (no caso queloidiana).