Florestas equatoriais– Ocorrem em baixas latitudes, compreendendo a Amazônia, parte centro-ocidental da África e sudeste asiático. ... Florestas tropicais – Em comparação às florestas equatoriais, as tropicais possuem menor diversidade de espécies vegetais, árvores de menor porte e, claro, espécies diferentes.
A floresta tropical – também chamada de floresta pluvial tropical ou floresta úmida – é um tipo de domínio fitogeográfico caracterizado por receber uma grande quantidade de chuvas e apresentar elevados índices de biodiversidade e de evapotranspiração.
O bioma Campos é classificado em cinco tipos distintos: campos limpos, campos sujos, campos de altitude, campos da hileia e campos meridionais. Os campos são formados por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos esparsos com características diversas, conforme a região.
Savana é um tipo de vegetação onde se predominam as gramíneas, árvorespequenas e arbustos. O bioma, típico de regiões de clima tropical e seco, faz transição com diversos outros biomas no Brasil, onde é chamado de Cerrado, com exceção dos pampas.
Os desertos são influenciados por climas áridos e semiáridos. Em alguns deles, a temperatura durante o dia pode atingir os 50°C, mas, durante a noite, pode cair para abaixo de zero. Deserto é o nome usado para designar uma região quase desabitada e desprovida de água da chuva ou de rios.
O Clima Semiárido apresenta altas temperaturas, chuvas escassas e mal distribuídas com longos períodos de estiagem. É o clima mais quente do Brasil, dominante no sertão nordestino.
Precipitação média anual do Nordeste e Semiárido brasileiro. O regime de chuvas é marcado pela escassez, acentuada irregularidade espaço-temporal e longos períodos de estiagem, onde a maior parte da precipitação, geralmente, ocorre em três meses, com média anual inferior a 800 mm (Figura 1).
Segundo o Minidicionário Ruth Rocha, árido é definido como "seco, estéril, áspero, sem amenidade". ... As regiões são definidas em áridas, semiáridas ou subúmidas quanto ao seu aspecto de aridez por meio da combinação de duas variáveis climáticas: regime hidrológico (chuvas e evaporação) e de temperatura.
o mediterrâneo apresenta duas estações bem definidas: verão e inverno, já o semiárido apresenta altas temperaturas, baixa umidade e chuvas escassas.
Resposta. Clima Semiàrido: É um clima caracterizado pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico chove entre 300mm e 800mm por ano. Clima Desértico: É um clima quente e muito seco, com índices pluviométricos inferiores a 250mm por ano.