Rota apoplástica − a água move-se exclusivamente pelas paredes celulares, sem atravessar quaisquer membranas. 2. Rota transmembrana − a água passa do protoplasto de uma célula para o protoplasto de outra adjacente, tendo, nesse caso, de atravessar duas vezes a membrana plasmática de cada célula (na entrada e na saída).
Uma das características mais importantes das raízes é a sua capacidade de absorver e transportar íons do solo até o xilema e daí até a parte aérea. Ao chegar a superfície da raiz o íon pode seguir diferentes caminhos. Os íons ao se moverem radialmente para o xilema podem percorrer duas rotas (ou vias) (Figura 1):
Suas células possuem as paredes laterais espessadas por estruturas formadas pelo depósito de suberina. Essas estruturas são chamadas de estrias de Caspary. A presença das estrias de Caspary força a passagem da água e dos solutos oriundos da camada externa do córtex a atravessar as células da endoderme.
Como as células da endoderme estão perfeitamente justapostas, se deixar espaços espaços entre si, e ainda se encontram fortemente ligadas umas às outras, pelas estrias de Caspary, fica assegurado que somente as substâncias que passam pela seletividade da membrana plasmática, cheguem ao xilema, e daí sejam conduzidas ...
Célula da endoderme que caracteriza as raízes mais velhas das monocotiledóneas. As células de passagem não sofrem espessamento por deposição de suberina, celulose ou lenhina, como acontece nas outras células da endoderme, permitindo a passagem de substâncias entre a zona cortical e o cilindro central.
A ectoderme ou ectoderma é um folheto embrionário exterior que reveste o embrião. ... Sua função não se limita a revestir o embrião. Este folheto dá origem a diversas estruturas como aos componentes do sistema nervoso.
A raiz é o órgão da planta que tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, compostos nitrogenados e outras substâncias minerais como potássio e fósforo (matéria bruta ou inorgânica). Quase sempre subterrânea.