Os sinusóides hepáticos são os canais entre os cordões de hepatócitos, por onde o sangue passa até atingir a veia hepática terminal. Os sinusóides são maiores, mais largos e mais irregulares que os capilares normais.
Cada lóbulo hepático é formado por uma veia central e várias placas celulares, que se irradiam dessa veia. As placas hepáticas, formadas pelos hepatócitos ou células hepáticas, apresentam, geralmente, duas células de espessura, e, entre as células adjacentes, estão os canalículos biliares.
Localizados na região superior direita do abdômen, o fígado e a vesícula biliar são dois órgãos ligados entre si através de dutos chamados vias biliares, canais que desembocam no primeiro segmento do intestino delgado (o duodeno).
A vesícula biliar é um órgão cuja função é armazenar a bile, produzida pelo fígado para a digestão de gorduras no intestino. A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecido com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado.
A cirurgia para retirar a vesícula não tem nenhuma relação com a perda de peso. O paciente pode emagrecer mas devido à dieta pobre em gorduras que deve fazer após a cirurgia.
Você pode ter algum desconforto ou dor nos primeiros meses de pós operatório ao comer alimentos ricos em gordura (assim como o ovo). No geral esse desconforto melhora e a dieta pode ser a sua habitual sem problemas. Caso as dores persistam melhor procurar o seu medico para uma avaliação completa.
Após a cirurgia de retirada da vesícula biliar, pode haver alguma intolerância a alimentos ricos em gordura, podendo ocasionar mal estar (principalmente nos primeiros dias após a cirurgia) e diarréia quando ingeridos em excesso. O açaí é rico em gordura, e o modo de preparo também pode acrescentar um pouco mais.
O canal que leva a bile da vesícula para o intestino passa dentro do pâncreas e se junta com o canal principal que drena o suco pancreático. Quando o cálculo obstrui esses ductos, o suco pancreático fica retido e acaba agredindo o próprio pâncreas.
Os principais sinais e sintomas que podem levar a pessoa a desconfiar de algum problema no pâncreas incluem: