Amoxicilina + clavulanato de potássio é indicado para o tratamento de infecções bacterianas comuns, desde infecções das vias respiratórias superiores (sinusite, otite média, amigdalite) e infecções das vias respiratórias inferiores (bronquite crônica e broncopneumonia), até infecções urinárias (cistite), de pele e nos ...
Amoxicilina com clavulanato é um antibiótico diferente da amoxicilina “pura”, pois a adição do clavulanato aumenta o espectro de ação e torna o antibiótico mais potente. Explicaremos a diferença com mais detalhes no final do artigo.
A combinação de amoxicilina e clavulanato de potássio é antibiótico de amplo espectro que elimina vários tipos de bactérias, ajudando a tratar infecções no sistema respiratório, urinário e na pele, por exemplo.
A posologia habitualmente prescrita é de 500 mg de 8/8 horas ou 875 mg de 12/12 horas. Em casos mais graves, a dose pode ser aumentada para 1000 mg de 8/8 horas. Em geral, o tratamento é prescrito por 7 a 14 dias. A amoxicilina pode ser tomada junto com a comida ou com o estômago vazio.
A dose de amoxicilina e o horário do tratamento variam de acordo com a infecção a tratar e, por isso, devem ser sempre indicados pelo médico. No entanto, na maioria dos casos as recomendações gerais são: Para adultos e crianças acima de 40 kg, a dose recomendada é de 250 mg via oral, 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas.
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e dos seios nasais com uma mistura de água morna e sal. O líquido ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas de dor e pressão no rosto.
Dicas: consuma um copo de água pura a cada duas horas. Beba chá-verde, sucos verdes e caldos. Aumente a ingestão de alimentos que não interferem na produção do muco, tais como: cereais integrais, hortaliças, frutas frescas, azeites, sementes e nozes. As sementes de linhaça e o consumo de peixe reduzem as inflamações.
Se for sinusite, com secreção que desce dos seios da face pela retrofaringe, cai na glote e provoca tosse, o gelado piora o quadro.
Quem sofre de sinusite crônica deve eliminar de sua dieta todos os alimentos que produzem muco, tais como: laticínios, farinha de trigo, chocolate, ovo, alimentos fritos e processados. Açúcares e sucos de frutas devem ser reduzidos ou eliminados, pois alimentam os fungos em pessoas com sinusite crônica.
Se você estiver com nariz entupido, o que é bastante comum em casos de rinite, sinusite, gripe ou resfriado, um banho quente pode ajudar, já que o ar quente e úmido, ao ser inalado, auxilia a abrir as cavidades nasais.
Sair do banho quente e ir pro frio causa gripe? A gripe é causada por um vírus, o que significa que uma pessoa só fica doente se entrar em contato com o vírus, o que não acontece ao tomar um banho quente e depois ir para o frio.
Por isso, os pacientes devem preferir tomar banho com água morna ou fria. “O médico costuma pedir ao paciente que adote medidas como tomar banho e utilizar toalhas ou compressas geladas para auxiliar na redução da febre.
Acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer O banho gelado aumenta a produção de um hormônio chamado irisina (o mesmo que é liberado quando fazemos exercícios intensos). A substância favorece a conversão de tecido adiposo (gordura) branco em marrom.