Quando uma transformação química ou física tende a ocorrer sem a necessidade de ser provocada por uma influência externa, dizemos que se trata de um processo espontâneo.
Segundo Gibbs, um processo é considerado espontâneo se realizar trabalho, ou seja, se G diminuir. Nesse caso, o estado final da transformação será mais estável que o inicial quando ∆G < 0. A entalpia é a quantidade de energia em uma determinada reação.
Nos processos exotérmicos, o sistema perde calor e o ambiente é aquecido; Nos processos endotérmicos, o sistema ganha calor e o ambiente resfria-se.
Quando fornecemos temperatura a um sistema em equilíbrio, por exemplo, estaremos favorecendo a ocorrência da reação que absorve calor, isto é, a reação endotérmica. Por outro lado, se diminuirmos a temperatura do sistema, estaremos favorecendo a reação que libera calor, ou seja, a reação exotérmica.
2.
O calor da reação é a energia que é liberada ou absorvida quando os produtos químicos são transformados em uma reação química. Descreve a mudança do teor de energia quando os reagentes são convertidos em produtos.
O cálculo da entalpia de uma reação envolve a diferença entre a entalpia dos produtos e a entalpia dos reagentes.
Termoquímica é a parte da química que estuda a quantidade de calor (energia) envolvida nas reações químicas. ... A absorção de calor em uma reação, faz com que ela seja endotérmica. A termoquímica estuda também a transferência de energia em alguns fenômenos físicos, tais como as mudanças de estados da matéria.
A Termoquímica é a área que estuda as situações em que reações químicas e fenômenos físicos ocorrem com absorção ou liberação de energia na forma de calor. ... Uma reação química bastante comum e importante que é um exemplo de reação exotérmica é a combustão.
Termoquímica é o estudo das reações e dos processos de mudança de estado físico, onde ocorrem trocas de energia na forma de calor. Os processos podem ser: ... Quando a equação que descreve o processo ou uma reação química apresenta o valor da variação de entalpia, dizemos que é uma equação termoquímica.
A entalpia é a energia térmica envolvida em uma reação ou processo químico. Há cinco tipos de entalpia que podem ser calculados: formação, combustão, ligação, neutralização e dissolução. Esse cálculo do valor da variação de entalpia é importante para determinar se o processo é endotérmico ou exotérmico.
Os processos endotérmicos e exotérmicos envolvem trocas de calor e são estudados pela Termoquímica. Em nosso cotidiano, várias reações químicas e processos físicos envolvem trocas de energia na forma de calor.
Variação de entalpia é uma grandeza física representada pela sigla ΔH (a letra grega Δ significa variação e a letra H representa entalpia) que indica a quantidade de energia absorvida ou liberada por uma reação química. Reação endotérmica: quando há absorção de energia; Não pare agora...