b) Intensidade de precipitação: é a relação entre a altura pluviométrica e a duração da precipitação expressa, geralmente em mm. h-1 ou mm.
O melhor e mais prático é ter disponível a equação IDF (Intensidade-Duração-Frequência) do local onde será implantada a estrutura a ser dimensionada. As equações IDF são construídas a partir de registros históricos de alturas de precipitação x duração.
Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.
As grandezas que caracterizam as precipitações são a altura pluviométrica, a intensidade, a duração e a freqüência da precipitação. A altura pluviométrica, normalmente representada pelas letras h ou P, é a medida da altura da lâmina de água de chuva acumulada sobre uma superfície plana, horizontal e impermeável.
Chuvas de projeto Chuva crítica é a chuva em que o par (duração, intensidade pluviométrica) causa o maior escoamento superficial na bacia hidrográfica. É imprescindível para determinação correta O método de distribuição adotado, a chuva padronizada influi diretamente no hidrograma de uma bacia.
Como séries longas de descargas ob- servadas são escassas, os hidrogramas de projeto são usualmente determinados através de modelos de transformação chuva-vazão, tendo em vista que, em geral, há disponibilidade de registros mais longos de precipitação. ... Os modelos chuva-vazão têm como entra- da dados de precipitação.
Vazão específica (l/s/km²) = (Vazão média mensal / área da estação) * 1000 AD Estação (área da estação) = km² m³/s * 1000 = l/s l/s / km² = vazão específica* * É uma variável hidrológica de relação entre a vazão e a área da bacia hidrográfica.
Esta fórmula estabelece, na verdade, que o fluxo sanguíneo é diretamente proporcional à diferença de pressão, mas inversamente proporcional à resistência. ... Na verdade, a pressão do sangue significa a força exercida pelo sangue contra qualquer área unitária da parede vascular.