substantivo feminino Aparência máscula, viril; masculinidade, virilidade. Que se comporta de maneira íntegra, com dignidade; honradez. Que demonstra coragem; bravura, destemor, valentia: ultrapassou as dificuldades com hombridade.
adjetivo Decente; em conformidade com o esperado: moradia digna. Merecedora; que merece admiração e confiança: cliente digna. Honesta; que demonstra um bom caráter: pessoa digna. Etimologia (origem da palavra digna).
Significado de indigna: Aquela pessoa que não é digna.
Usamos essa expressão para indicar surpresa ou para ser irônico.
Genro tem sua origem na palavra em latim generu. Exemplos: ... No caso de genro, assume uma pronúncia forte e com vibração prolongada não sendo necessário que se escreva com rr porque não se encontra entre duas vogais, mas sim entre uma consoante e uma vogal, tal como: enrolar, enredo, honrado, enraivecido,…
Temos, então, mais essa regra: "RR" aparecem somente entre duas vogais, quando o som do "R" é o som forte. E usamos uma letra "R" quando o som forte do "R" aparecer no início das palavras, como em "rico", "rato", ou quando o som forte aparecer ao lado de, ao menos, uma consoante, como "enrolado", "enriquecer".
a) O erre simples (r) representa o som [R] (consoante vibrante velar) em início de palavra (ex.: rasar, régua, rua), a seguir a uma vogal nasal (ex.: Henrique, honra, tenro), ou em início de sílaba a seguir a uma consoante (ex.: israelita, melro).
E qual a regra utilizada para quando eu encontrar outras palavras nesta linha? A letra r pode pronunciar-se [ʀ] ou [ɾ], conforme a posição que ocupa na palavra. Assim, em início de palavra, lê-se sempre [ʀ], como em rato. Em posição final de palavra, pronuncia-se [ɾ], como em mar.