Lubrificação das lâminas Recomenda-se lubrificar as lâminas antes do primeiro uso e a cada dois ou três cortes. Para lubrificar as lâminas, desligue o cortador de cabelo da tomada elétrica, retire o pente guia de altura de corte e insira 2 gotas de óleo lubrificante nas lâminas.
O WD é um lubrificante anti-ferrugem. Vc tb pode usar aquele da Loctite q é mais barato e se acha em qualquer mercado. WD-40 é outra coisa. Óleo Singer é para lubrificar/proteger partes mecânicas internas.
Por que Lubrificamos? Existem muitas razões que podemos enumerar, mencionaremos algumas : Reduzir o Atrito e o Desgaste. Esfriar as partes mecânicas.
Os lubrificantes reduzem o atrito pois eles tornam as superfícies mais lisas, por exemplo, quando se usa óleo em uma corrente automotiva, o óleo irá tornar a superfície mais lisa, e irá atritar menos.
A graxa grafitada com lubrificantes sólidos , na sua maioria,é prevista para condições de atritos mistos em baixas velocidades ou elevadas cargas. Estes produtos com lubrificantes sólidos, como por exemplo graxas grafitadas ou com bissulfeto de molibdênio, podem aumentar a vida útil dos rolamentos consideravelmente.
Graxa de sabão de lítio Tem bom desempenho tanto com carga elevada e velocidade alta, quanto com carga baixa e velocidade reduzida. Geralmente, serve para uso múltiplo em veículos, para rolamentos, peças universais, cubos de roda e pinos.
As principais características da grafite são sua capacidade de conduzir eletricidade e calor, que ocorre devido a deslocalização de seus elétrons π, e sua propriedade lubrificante, que se dá devido a sua estrutura em camadas ligadas por interações fracas de van der Waals. Essas camadas podem deslizar uma sobre a outra.
Para ser aprovado pelo órgão regulamentador, o DIPOA, são feitas algumas exigências para que seja possível comercializar a graxa alimentícia. São elas: não deve existir odor e gosto, ser resistente a água e também a umidade, ser um excelente aderente e resistir a cargas grandes e pesadas.
Graxas e lubrificantes especiais grau alimentício (registrados no NSF) de alta qualidade e desempenho para múltiplas aplicações. ... São óleos e graxas sintéticos, minerais ou vegetais, aditivadas especialmente para fornecer resistência, durabilidade e precisão inigualáveis.
ensaio para medir a consistência de uma graxa é o penômetro. Para medir a consistência usa-se um cone, um copo com o material a ser analisada e uma escala em 1/10 mm. O ensaio é feito com 25°C e mede-se, quantos mm o cone penetra na massa.
No geral, o termo graxa é usado para classificar todo e qualquer lubrificante pastoso composto ou de alta viscosidade, com combinações feitas com óleo mineral ou sintético e aditivos. A graxa é usada em diversas situações, como em equipamentos, com o objetivo de diminuir o atrito existente em rolamentos.
As graxas de boa qualidade apresentam estabilidade quando em trabalho e não escorrem das partes a lubrificar, como as graxas de lítio que possuem, geralmente, uma ótima resistência ao trabalho.
A principal diferença entra a estrutura das graxas e dos óleos é o espessante, que determina as características típicas de desempenho de uma graxa.
As principais vantagens da graxa são: boa vedação de água e impurezas, são mais econômicas que os óleos, possuem boa adesividade, permanecem nos pontos onde foram aplicadas, não escorrem, entre outras. E as desvantagens são: a lubrificação em alta velocidade é prejudicada e não resistem bem à oxidação.
Ponto de gota ou ponto de gotejamento é uma propriedade qualitativa que apresenta a temperatura na qual uma graxa lubrificante, ou qualquer substância de alta viscosidade, passa do estado sólido ou semi- sólido (altamente viscoso) ao líqüido, sob condições determinadas de pressão e movimento, por exemplo.