A primeira informação que encontramos é o Volume, que nos informa apenas a quantidade de líquido presente no frasco, indicando se o paciente coletou ou não a quantidade correta (cerca de 40ml são suficientes).
Uma pessoa adulta saudável que tenha uma dieta comum produz entre 1000 e 2000 ml de urina por dia. Um volume diário de urina superior a 2,5 L foge ao padrão normalmente encontrado, a menos que o indivíduo beba líquidos em excesso ou sofra de alguma doença.
Em média, é comum sentir vontade de fazer xixi de quatro a sete vezes durante o dia, com intervalo de aproximadamente duas horas entre elas. Os episódios à noite também variam: algumas pessoas não sentem vontade de urinar, enquanto outras têm de interromper o sono uma ou duas vezes para ir ao banheiro.
Fazer xixi muitas vezes por dia pode decorrer de uma grande ingestão de líquidos, mas pode ser também sinal de um problema chamado "bexiga hiperativa", um tipo de incontinência urinária, ou seja, a perda involuntária de urina, por vários motivos.
Quando se bebe muita água é esperado que toda a água seja eliminada pela urina e, por isso, é esperado que seu volume e frequência aumentem, sendo somente uma resposta normal do organismo, o que também pode acontecer depois de comer alimentos ricos em água, como laranja ou melancia.
A quantidade exata de copos de água que são necessários para encher a bexiga completamente varia para cada pessoa, sendo usualmente suficientes 4 copos de 250 ml, cuja ingesta deve iniciar 1 hora antes do procedimento.
Depois de cerca de 40 minutos, o período de tempo necessário para a água chegar à bexiga, os pesquisadores avaliaram o autocontrole dos participantes pedindo que eles fizessem oito escolhas.
Quando bebemos água, o líquido passa pelo esôfago (canal que leva o alimento ao estômago), segue para o intestino e cai na corrente sanguínea até chegar aos rins (temos dois com formato semelhante ao grão de feijão, mas bem maiores).
Os valores de referência para a quantidade de água em homens e mulheres são diferente e estão descritos abaixo: Mulher: 45% a 60%; Homem: 50% a 65%.
Nosso cérebro é composto por 75% de água.
Consuma regularmente frutos e hortícolas que são naturalmente ricos em água (laranja, tangerina, tomate, pepino, abacaxi, couve-flor e nabo); Use e abuse das infusões sem açúcar, chás, água aromatizada com gotas de lima, limão e canela.
Seu cérebro requer mais água do que qualquer outra parte do corpo, pois precisa do líquido para conduzir a informação de um neurônio a outro e recebe 20% de todo o sangue que circula. Quando ocorre uma queda de 5% do volume de água no corpo, seu cérebro perde em torno de 30% do seu desempenho.
A hidrocefalia, termo que significa “água na cabeça”, é um distúrbio caracterizado por um aumento na quantidade de líquido cefalorraquidiano no interior da caixa craniana.
O tecido adiposo contém cerca de 10% de água, enquanto o tecido muscular contém cerca de 75%.
Em geral, a pele contém 72% de água, 83% na sangue, órgãos como o coração, fígado ou rins entre 70 e 80%, os pulmões também 80%, os ossos contêm 22% de água, músculos 76%, tecido adiposo 10% e cérebro 75%.