Um Canvas de Projeto é uma ferramenta de planejamento, que contém as principais informações sobre um projeto. Ele está estruturado em um quadro dividido em alguns blocos, que normalmente são preenchidos com post-its coloridos.
A principal diferença de produto e projeto é que enquanto o pensamento do projeto se concentra em apresentar soluções antecipadamente e, em seguida, cumprir um cronograma, o pensamento do produto mantém o foco no resultado.
Escopo do produto é o conjunto de características que descrevem o resultado final do projeto (o produto acabado). Ou seja, é entender quais são as expectativas do cliente em relação ao produto e levantar as suas características para entregar de acordo com o esperado.
Escopo de Projeto é todo o trabalho necessário para entregar um produto, serviço ou resultado. Ele contém informações essenciais sobre o projeto, como descrição, limites, objetivos, entregas, responsáveis, custos, prazos, atividades, restrições, premissas etc.
Como fazer um Escopo de Projeto em 5 passos
É um substantivo masculino, com origem na palavra grega skopos que significa 'aquele que vigia, que protege'. Escopo é a finalidade, o alvo, ou o intento que foi estabelecido como meta final. O escopo é o objetivo que se pretende atingir, é sinônimo de fim, propósito ou desígnio.
Escopo determina e documenta os objetivos específicos de cada projeto, como suas entregas, tarefas, custos e prazos. Além disso, a documentação do escopo explica os limites de um projeto, estabelece responsabilidades para os membros da equipe e define os procedimentos de verificação e aprovação.
A definição do escopo começa pela descrição e análise dos requisitos do projeto, passa pelo seu detalhamento, formalização e gerenciamento de mudanças, sendo acompanhado e controlado até o seu encerramento. ...
O que não está escrito, obviamente, não se aplica, é escopo negativo, ou item que está fora do escopo, não devendo ser feito.
Passo a passo: aprenda como fazer escopo em projeto sem erros
Descreva o escopo com o máximo de detalhes possível. Agora, a primeira coisa a se fazer é colocar no papel tudo o que você gostaria que tivesse no aplicativo. Por exemplo: uma tela com um texto sobre a empresa, uma tela com a lista de produtos com imagens e detalhes do produto, entre outros requisitos que você desejar.
Saiba mais sobre como fazer a declaração de escopo
A falta de definição clara e formal, no início do projeto, do que não faz parte do escopo causa uma série de problemas na sua execução. Esses problemas podem ser os mais diversos, como: dúvidas do gerente de projetos e sua equipe quanto ao trabalho a ser realizado, ou litígios que podem inviabilizar a sua execução.
Assim, podemos concluir que para o sucesso do projeto, um dos principais pontos a serem considerados é a definição do escopo do projeto. Uma definição clara do escopo facilita a execução das atividades a fim de garantir a entrega do que foi solicitado e acertado com o cliente e, dessa forma, o sucesso do projeto.