A resistência de um condutor, cujo símbolo é R, consiste na oposição que um material oferece à passagem de uma corrente elétrica, convertendo parte da sua energia em calor. ... Nos circuitos de corrente contínua, a resistência (resistência óhmica) é a soma das resistências dos vários elementos que integram cada circuito.
Unidade de resistência elétrica equivalente à resistência de um circuito elétrico em que a força eletromotriz de um volt produz a corrente de 1 ampere.
Em um amplificador de 4 ohms, se temos 100 volts na saída, temos 25 amperes de corrente. Em um amplificador de 2 ohms, se temos 100 volts na saída, temos 50 amperes de corrente. Em um amplificador de 1 ohm, se temos 100 volts na saída, temos 100 amperes de corrente.
Podemos verificar que a potência será máxima quando a carga for igual a 100 Ohms.
Sensibilidade certa E, é aí que está a dica: caso o seu aparelho de som seja de baixa potência (em torno de 15 watts RMS por canal), os alto-falantes com classificação de alta sensibilidade (algo em torno de 90 dB) serão a melhor escolha.
A máxima transferência de potência ocorre quando a resistência elétrica R da carga é igual a resistência de Thevenin RTH da fonte de alimentação. A potência máxima transferida da fonte para a carga depende da tensão VTH e da corrente RTH de Thevenin da fonte.
Esse gráfico é uma reta, pois a equação característica do gerador, que estabelece a relação entre a diferença de potencial e a corrente elétrica, é a do primeiro grau....A potência útil do gerador é definida pelo produto da diferença de potencial lançada no circuito pela corrente que flui nele.
Podemos determinar a potência fornecida por uma chama ou a potência emitida por um resistor aquecido em decorrência do efeito Joule por meio do cálculo da quantidade de calor dissipado por essas fontes a cada segundo.
A divisão da potência útil pela potência total, nos dá o rendimento ( ) do gerador. Isto significa que 75 % da energia produzida pelo gerador é fornecida ao circuito externo.
A potência máxima entregue por um gerador a uma carga externa ocorre quando a resistência externa (R) é igual à resistência interna (r). Nestas condições a potência máxima é dada pela fórmula junto ao gráfico da figura abaixo onde temos a curva de variação dessa potência em função da corrente da carga (R).
Tal energia é o que chamamos de força contraeletromotriz e sua unidade de medida é o volt (v). Assim como no caso da f.e.m., a força contraeletromotriz é calculada pela razão entre o trabalho realizado e o módulo da carga elétrica.
Se a corrente formada pelo gerador for nula (i = 0), então nenhuma energia será dissipada. Logo, toda a tensão produzida será a própria força eletromotriz (U = E).
Equação para um gerador real, devido à resistência interna a perda de energia se dará por: ... v = E - i.r , o gerador real, fica caracterizado por dois parâmetros a f.e.m. E e a resistência interna r.
O gerador entra em estado de curto-circuito quando os polos, positivo e negativo, estão ligados por um fio condutor de baixa resistência. Se isso ocorre, a diferença entre os polos é nula, portanto a corrente que passa no gerador é a maior possível.
Quando essas cargas atravessam o gerador, seu potencial elétrico aumenta, pois elas recebem energia potencial elétrica, enquanto atravessam, decorrente do trabalho realizado pelo gerador.
Geradores elétricos são dispositivos que convertem vários tipos de energia não elétrica (mecânica, eólica) em energia elétrica. ... Assim, a função de um gerador é garantir que a diferença de potencial elétrico (ddp), ou tensão elétrica, dure mais tempo e não interrompa o circuito.
Outro requisito fundamental para o funcionamento do gerador é um ímã capaz de gerar campos eletromagnéticos. A energia liberada pela queima do combustível é direcionada para rotacionar um eixo e mover um rotor, que deve atravessar o campo magnético criado pelo ímã, produzindo assim correntes elétricas.
Princípio de funcionamento O gerador elétrico mais simples é formado por uma espira plana com liberdade suficiente para se mover sob a ação de um campo magnético uniforme. Essa espira gira em torno de um eixo perpendicular à direção das linhas de força do campo magnético aplicado.