Bens normais: são aqueles cuja demanda aumenta quando a renda cresce. Exemplo: o crescimento da renda dos trabalhadores provoca aumento da demanda por perfumes. Bens inferiores: são aqueles cuja demanda diminui quando a renda cresce. ... Bens complementares: são bens consumidos conjuntamente (exemplo: café é açúcar).
adjetivo Num lugar mais acima; mais alto: degrau superior. Que atinge o grau máximo; elevado: temperatura superior à normal. [Figurado] Que ultrapassa os demais em algo específico: talento superior.
Como foi visto anteriormente, o conceito de bens elásticos e inelásticos mensura a variação da demanda para uma determinada variação do preço. Bens elásticos são bens que possuem elasticidade maior que 1. Ou seja, a variação na demanda é maior do que a variação do preço.
Os bens de primeira necessidade são aqueles que satisfazem as necessidades primárias do ser humano, como por exemplo a alimentação, e consequentemente, são os que valem mais, ou, por outras palavras, que têm maior utilidade para ele, segundo a teoria de valor apresentado por Smith, Ricardo e seus discípulos.
Tanto quanto os bens de Giffen, os bens de Veblen também se diferenciam da Lei da Procura quanto ao comportamento da demanda com o aumento do preço. Enquanto a teoria de Bem de Giffen trata de bens básicos e para consumidores de baixos rendimentos, o Bem de Veblen trata de consumidores que procuram produtos de luxo.
Bens de Giffen são os produtos em que a procura aumenta mesmo quando o seu preço tem um aumento e a procura cai quando o preço diminui. ... De maneira mais ampla, o conceito pode ser definido como aqueles bens considerados inferiores, em que não se encontram substitutos próximos.