As espécies invasoras são espécies exóticas que se proliferam de maneira descontrolada, ameaçando o equilíbrio de um ecossistema. Definimos como espécies exóticas aquelas que estão fora do seu local habitual.
Invasões biológicas são processos ocasionados pela introdução acidental ou não de espécies exóticas em um ambiente diferente de sua distribuição natural.
Uma espécie invasora não precisa vir de outro país. Por exemplo, a truta do lago é nativa dos Grandes Lagos, mas é considerada uma espécie invasora no Lago Yellowstone, em Wyoming, porque compete com trutas nativas de habitat. IAS são a ameaça mais comum a anfíbios, répteis e mamíferos na Lista Vermelha da IUCN.
Assim, os peixes ornamentais exóticos mais comumente soltos por aquaristas e piscitultores são os mais populares e comercializados. Dentre eles estão os kinguios (Carassius auratus), carpas (Cyprinus carpio), paulistinhas (Danio rerio), barbos (Puntius conchonius), cascudos (Pterygoplichthys spp.)
Acesse os links abaixo e confira as espécies mais conhecidas de peixes de água doce do Brasil:
7 tipos de peixes saborosos que devemos provar
Os tipos de peixes que possuem sabor mais leve e menos espinhas são: badejo, cação, tilápia e linguado. Você pode oferecer outros as crianças, caso queira introduzir sabores mais diversificados, desde que tome os devidos cuidados, como o salmão, o dourado, o atum e o surubim.