O sincretismo ocorre quando um sistema de crenças incorpora manifestações de outro sistema de crenças, mas sem perder suas condições básicas originais. O sincretismo é percebido através dos rituais, superstições, processos e ideologias.
Sincretismo religioso é uma fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas. Na história das religiões, o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra.
Resposta. Resposta: Islamismo, judaísmo, candomblé, catolicismo, evangelismo protestante.
Etimologicamente, a palavra "sincretismo" se originou a partir do grego sygkretismós, que significa "reunião das ilhas de Creta contra um adversário em comum", que por sua vez foi traduzido para o francês syncrètisme, dando origem, consequentemente, à variante na língua portuguesa.
Os adeptos tiveram que associar a imagem dos orixás aos santos da Igreja Católica para burlar a doutrinação cristã. Essa relação é chamada de sincretismo – junção de doutrinas religiosas e reinterpretação das normas.
Exu: orixá do movimento e da comunicação. É identificado com São Gabriel Arcanjo. No entanto, também foi associado pelos católicos ao diabo, por isso muitas vezes é temido. Iemanjá: é a mãe das águas salgadas, orixá dos mares.
É comumente representado segurando um bebê branco, devido ao milagre a ele atribuído de ressuscitar a criança. Benedito é reconhecido como portador do Espirito Santo, pois realizava muitas profecias, era vidente. No Candomblé e Umbanda é sincretizado com Ossain, conhecedor das plantas e orações com poder de cura.
Sincretismo na Umbanda O sincretismo ocorre tanto em nível doutrinal com elementos do monoteísmo, reencarnação e figuras a serem cultuadas, como no aspecto exterior, pois suas celebrações ocorrem numa Casa ou Terreiro.
O sincretismo católico foi o responsável pela identidade masculina e feminina dos orixás, pois fez a comparação de cada orixá com o santo ou santa católica que mais identificava-se com cada orixá.
Embora rejeitado por muitos, o conceito de sincretismo continua sendo utilizado por pesquisadores e se mostra útil no estudo da religião e de outros aspectos da realidade social. O conceito de hibridismo é considerado mais moderno e mais amplo, por abordar elementos da cultura não especificamente religiosos.
Candomblé e umbanda - Religiões com influência africana e sincretismo religioso. Quem trouxe o candomblé para o Brasil foram os negros que vieram como escravos da África.
Como nessa época a Igreja Católica proibia os rituais africanos, os negros usavam as imagens católicas como símbolo, mas continuavam cultuando seus Orixás, Inquices e Vodus. Para o Candomblé, os orixás são deuses supremos, possuindo habilidades e personalidades diferentes, assim como as formas de rituais.
Na colônia, os escravos aprendiam o português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo. Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma.