Língua amarela ou marrom Normalmente representa má higiene bucal, porém em alguns casos pode ser ocasionada por excesso de papilas, causando manchas na boca, ou até mesmo pelo hábito de fumar e tomar café. Em situações mais raras, a cor amarelada na língua pode ser icterícia, uma doença no fígado ou na vesícula.
A saburra lingual é uma secreção esbranquiçada ou amarelada que se adere ao dorso da língua e é composta de restos de alimentos, células da mucosa bucal e bactérias. As bactérias se alimentam destes restos de alimentos e das células descamadas e provocam uma fermentação que libera o VSC (Componente Volátil de Enxofre).
Para remover esse acúmulo que causa odor, você pode usar uma pequena quantidade de creme dental para escovar cuidadosamente a parte de cima da língua. Comece pela parte de trás da língua, e depois vá escovando em direção à parte da frente, na abertura da boca.
Algumas doenças da língua podem ser identificadas através da mudança de coloração, podendo ficar preta ou amarelada, e também pela modificação do aspecto natural, por causa da presença de bolhas, placas esbranquiçadas, feridas e caroços.
O ideal é fazer a limpeza da língua uma vez por dia. Isso pode ser feito na parte da noite, antes de dormir. Assim, sua língua ficará limpa e sua saúde bucal ficará melhor. É muito importante manter uma boa higiene bucal para evitar mau hálito, cáries e outras doenças causadas nos dentes.
A língua se divide em uma porção oral (dentro da cavidade bucal) e outra faríngea. O sulco terminal da língua, região que lembra um V localizada na parte de trás do órgão, divide as duas porções.
As bolinhas na língua normalmente surgem devido ao consumo de alimentos muito quentes ou ácidos, irritando as papilas gustativas, ou até mesmo devido à mordida na língua, podendo causar dor e desconforto para falar e mastigar, por exemplo. Essas bolinhas normalmente desaparecem espontaneamente depois de um tempo.
Passo a passo para raspar a língua Compre um raspador de aço inoxidável em uma farmácia. Se só tiver de plástico também tudo bem. E se você quiser fazer com o dorso de uma colher de sobremesa, super OK. Faça a limpeza assim que acordar, antes de escovar os dentes e com o estômago vazio.
A cavidade bucal do bebê sem dentes deve ser higienizada, por meio do uso de uma gaze ou fralda limpa e seca, separada especificamente para esta finalidade, envolta no dedo indicador, embebida em soro fisiológico, água filtrada ou água destilada, uma vez ao dia.
"Não é recomendado limpar a boca do bebê - nem a língua e nem a gengiva quando o bebê não tem dentes e faz uso exclusivo de leite materno. Estudos científicos mostram, inclusive, que o leite materno tem fatores de proteção e a amamentação traz muitos benefícios à criança", explica.
O tratamento para o sapinho no bebê precisa ser orientado pelo pediatra, mas geralmente é feito com a aplicação de um antifúngico em forma de liquido, creme ou gel na região infectada da boca.
O gel deve ser aplicado diretamente sobre as lesões da boca e da língua com uma gaze limpa enrolada no dedo indicador, cerca de 4 vezes ao dia. Este gel não deve ser engolido logo depois da aplicação, devendo ser mantido na boca durante alguns minutos para que a substância tenha tempo de atuar.
Nos lactentes (bebês em fase de amamentação) e crianças menores deve-se colocar a metade da dose utilizada em cada lado da boca. Prematuros e crianças de baixo peso - estudos clínicos limitados demonstram que a dose de 1 mL (100.