Uma analogia com as árvores ajuda-nos a compreender os benefícios da Psicologia para o indivíduo. As árvores expandem sua copa até o céu e mergulham suas raízes no solo, universalmente são tidas como símbolo da vida e portanto são uma representação simbólica do psiquismo humano.
É preciso observar a posição do desenho e as correspondências naturais dela. Desenhos no topo mostram imaginação, inteligência e curiosidade enquanto na parte de baixo mostra necessidades materiais e físicas. Desenhos na esquerda mostram o passado enquanto na direita é ligado ao futuro e o meio representa o presente.
Rabiscos de olhos representam o interior da pessoa que o desenha. Olhos grandes revelam uma personalidade extrovertida, olhos menores transmitem a sensação de estar sendo observado e os olhos fechados pode indicar uma recusa a olhar para dentro de si mesmo.
Além dos fatores pessoais – muitos já escrevem mal desde o colégio -, as exigências da profissão colaboram para a piora da letra. Muitas consultas em sequência e cargas extenuantes de trabalho geram pressa para alguns processos, tais como escrever receitas, prontuários e laudos. Além disso, a comparação é injusta.