Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
Além disso, a democracia de hoje é a chamada democracia representativa, no qual são votados em políticos nos quais representam o pensamento do povo brasileiro, enquanto que na Grécia Antiga os próprios cidadãos eram selecionados por sorteio para participarem das assembleias e decidir o que era melhor para a pólis.
A democracia ateniense é fundamentada pelos princípios de isonomia, isegoria e isocracia. A isonomia é o princípio em que todos os cidadãos têm os mesmos direitos e deveres perante a lei. A isocracia defende que todos esses cidadãos têm a mesma oportunidade de ocupar os cargos políticos disponíveis no governo.
Os georgóis fazem parte da organização social de Atenas, uma das cidades estado da Grécia Antiga. Os georgóis são uma camada de pequenos proprietários, pobres, que muitas vezes transformavam-se em escravos em decorrência de dívidas. Além deles, existiam os eupátridas, demiurgos, thetas, metecos e escravos.
Resposta. Resposta: A crise dos Genos e os conflitos internos entre eupátridas e o restante da população tiveram tamanha intensidade que provocou o que chamamos na história de 2°DIÁSPORA GREGA. Tais situações perduraram durante muito tempo, talvez, até as invasões macedônicas.
Em 450 a.C. o tesouro da Liga foi transferido de Delos para Atenas que investiu na sua infraestrutura e aumentou consideravelmente o seu poder. A Liga de Delos foi, portanto, a base do poder e da hegemonia ateniense no século V a.C., considerado o período clássico ateniense.
No século VI a.C., a Atenas transformou-se no berço da democracia por meio das reformas de Clístenes. O desenvolvimento de Atenas deu-se por um processo de concentração de renda, o que fez com que um grupo de privilegiados, os eupátridas, detivessem a riqueza e controlassem a política da cidade.
Utilizando técnicas de recombinação de genes, fragmentos do material genético de uma bactéria semelhante à atual Salmonella typhi foram recuperados no interior da polpa de dentes ainda existentes em ossadas. A epidemia matou uma a cada quatro pessoas, provocando a derrocada de Atenas.