De acordo com o ciclo de vida que ocorre nos seres eucariotos de reprodução sexuada, a meiose pode ser de três tipos: gamética (final), zigótica (incial) e espórica (intermediária).
As Briófitas não possuem vasos condutores e sua fase de ciclo de vida predominante é a gametófita. As Pteridófitas possuem vasos condutores de seiva e sua fase predominante é a esporofítica.
Briófitas e pteridófitas ainda dependem da água para a reprodução, pois como os seus anterozóides (gametas masculinos) são flagelados, eles precisam de um meio aquoso para se deslocarem até o arquegônio e fecundarem a oosfera (gameta feminino).
É por causa de seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução, pois garante que o tubo polínico faça o transporte do gameta masculino até o gameta feminino.
Resposta. Resposta: tubo polínico é um crescimento celular do grão de pólen em direção ao óvulo, que possibilita a fecundação nas plantas espermatófitas. O grão de pólen possui 2 ou mais células em seu interior, uma delas destinada à fecundação do óvulo.
Resposta. O tubo polinico. Para você entender, é só lembrar que, os vegetais como Pteridofitas e Briófitas dependiam da água para a reprodução, e com o desenvolvimento do tubo polínico os vegetais superiores passaram a ser independentes da água para transportar os gametas.
O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal. Dessa forma, é importante diferenciar o termo fruto de fruta.
A importância do fruto nas plantas angiospermas se dá pelo fato do fruto fornecer a proteção necessária para a semente (também chamado de embrião) e é um excelente dispersor de sementes. ... Esse poder de dispersão de flor e fruto faz das angiospermas as plantas que ocupam maior parte da biosfera terrestre.