Dissacarídeos: sofrem hidrólise produzindo duas moléculas de monossacarídeos, exemplos: sacarose, lactose ou maltose. Polissacarídeos: sofrem hidrólise produzindo grande quantidade de moléculas de monossacarídeos.
Os monossacarídeos são carboidratos de estrutura simples e são mais conhecidos como glicose, frutose e galactose. A glicose é encontrada no mel, na farinha e batatas; a frutose é encontrada nas frutas e a galactose é encontrada no leite e seus derivados.
Podem ser dissacarídeos (sacarose, lactose, maltose, celobiose, etc.) ou polissacarídeos (amido, glicogênio e celulose). Dissacarídeos: sofrem hidrólise produzindo duas moléculas de monossacarídeos, exemplos: sacarose, lactose ou maltose.
Galactose é um tipo de açúcar presente no leite, como parte da lactose, e em algumas frutas e verduras. A deficiência de uma determinada enzima pode alterar a decomposição (metabolização) da galactose, que pode dar origem a níveis elevados de galactose no sangue (galactosemia).
A lactose é um açúcar composto de glicose e galactose encontrado no leite dos mamíferos. É a incapacidade parcial ou total de digeri-lo, porque o nosso sistema digestivo não temos lactase, uma enzima responsável pela separação desses compostos, é o que nos faz definir uma pessoa como intolerante à lactose.
A galactose é um açúcar monossacarídeo, obtido a partir da hidrólise da lactose – o açúcar natural do leite. Sua função é puramente energética e é o principal carboidrato responsável pela formação do antígeno do grupo sanguíneo B.
Letargia é o nome dado a um estado físico em que a pessoa fica com seus níveis de energia abaixo do normal. ... Uma pessoa com letargia, por exemplo, pensa com maior lentidão e pode apresentar uma leve demora para responder perguntas simples.
A letargia é um estado de faqueza generalida e indisposição para realização das atividades do dia a dia, podendo ser proporcionada por vários tipos de patologias tais como anemias, doenças endocrinas, parasitoses e outros.
O paciente sonolento responde a estímulos verbais ou ao toque leve. O paciente letárgico ou obnubilado responde a estímulos mais vigorosos. O paciente em estupor apresenta redução da vigília, com retirada somente a estímulos vigorosos e/ou dolorosos.
Do ponto de vista religioso, a chamada “letargia espiritual” é descrita como a “insensibilidade do corpo perante o plano espiritual”, ou seja, a sua inércia, comodismo e indiferença ao verdadeiro sentido da fé. ... Sair do estado letárgico para o espiritismo é “ligar” o corpo ao chamado “fluído vital”, ou seja, o espírito.
Letargia (do latim lethargia: "lethe" — "esquecimento" — e "argia" — "inação") é a perda temporária ou completa da sensibilidade e do movimento por causa fisiológica, ainda não identificada, levando o indivíduo a um estado mórbido, em que as funções vitais estão atenuadas de tal forma que parece estarem suspensas, ...
Grande apatia: 1 indolência, desinteresse, entorpecimento, inércia, indiferença, preguiça, marasmo, torpor, desânimo, apatia. Sono profundo: 2 sono, letargo, adormecimento, inconsciência, modorra, sonolência, sopor.
Diferenciam-se pelo fato de que na catalepsia ocorre um enrijecimento muscular e na letargia, um "amolecimento" dos músculos, sendo que às vezes se manifestam no corpo inteiro, de outras vezes em parte dele. ... A letargia pode desenvolver-se até a fase de morte aparente, em que o sujet toma as aparências de um cadáver.
É um distúrbio que impede o doente de se movimentar, apesar de continuarem funcionando os sentidos e as funções vitais (só um pouco desaceleradas). “A pessoa fica parecendo uma estátua de cera.
Catalepsia em Kardec é uma espécie de letargia parcial, que atinge apenas alguns órgãos do corpo e que pode não prejudicar a comunicação com o seu portador, que poderia ter este estado induzido pelo magnetismo animal (passes, como dizemos hoje). ... Kardec analisou situações de quase-morte na Revista Espírita.
Os sinais e sintomas que podem ocorrer durante uma crise de catalepsia são:
A catalepsia patológica ocorre em determinadas doenças nervosas, debilidade mental, histeria, intoxicação e alcoolismo. Pode ser um sintoma de certas perturbações do sistema nervoso ou síndromes como o mal de Parkinson, síndrome neuroléptica maligna e epilepsia.
A catalepsia projetiva, também conhecida na medicina como paralisia do sono, é um fenômeno natural, temporário e benigno do ser humano onde há uma incapacidade total para mover os membros, a cabeça ou falar, ocorrendo ao adormecer ou mais comumente ao despertar e o paciente se mantém consciente.
18 de agosto de 1972
20 de julho de 1989
Enterrado vivo Pouco tempo depois do enterro, surgiu um boato, repercutido em toda a mídia brasileira, de que o ator sofria de catalepsia, uma doença rara que deixa os membros rígidos por horas, como se a pessoa estivesse morta. Por causa disso, Sérgio Cardoso teria sido enterrado vivo.
Paulo Sérgio foi um cantor que nunca conheceu o fracasso e não teve fase de decadência. ... Ele teve uma morte prematura, aos 36 anos, em decorrência de um derrame cerebral.
Paulo Sérgio de Macedo, mais conhecido como Paulo Sérgio (Alegre, 10 de março de 1944 – São Paulo, 29 de julho de 1980), foi um cantor e compositor brasileiro. Teve uma morte prematura, aos 36 anos, em decorrência de um derrame cerebral, Paulo Sérgio é lembrado como o maior nome da música romântica nacional.
36 anos (1944–1980)
Rodrigo Telles Eugenio Macedo