adjetivo Relativo ao que é, ao mesmo tempo, social e político; que possui tanto aspectos sociais quanto políticos: análise sociopolítica de uma sociedade. Etimologia (origem da palavra sociopolítico). Socio + político.
O contexto socio-político-cultural acolhe trabalhos que refletem acerca da garantia de direitos humanos, dos processos de democratização, da política e do político, da etnia e do racismo, dos grupos e movimentos sociais, da violência física e simbólica, das questões de gênero, estudos culturais e sobre a cultura, ...
Como se escreve: sócio-cultural, sócio-político? As grafias correctas são sociocultural e sociopolítico, uma vez que o elemento de formação socio- , que exprime a noção de “social”, se aglutina sempre ao elemento posterior (a este respeito veja-se a resposta socioideológico).
O contexto económico designa um grupo de variáveis contextuais com influência no desempenho e na actividade e traduz a situação económica e determina as trocas de bens e serviços, dinheiro e informação na sociedade.
Assim, é correto dizer que alguém é sócio de outrem em uma empresa ou que é sócio de um clube, por exemplo. Os elementos de composição prendem-se ao outro termo sem hífen. Daí serem corretas as grafias "sociodemográfico", "socioeducativo", "socioeconômico" etc.
Quando o elemento SÓCIO for substantivo, devemos escrever com acento agudo e hífen: sócio-fundador, sócio-presidente, sócio-torcedor... Quando o elemento SOCIO for adjetivo (redução de SOCIAL), devemos escrever sem acento e sem hífen: sociopolítico, sociolingüístico, sociocultural...
Sócio é alguém que se alia a outra pessoa ou entidade em busca de um objetivo comum nos negócios. O termo implica em parceria, o que significa que os aliados caminharão juntos, de alguma forma. Ser sócio de uma empresa implica em ser dono de parte (ainda que mínima) dela.
Em seus termos mais simples, um fundador é alguém que funda ou estabelece um negócio. Um co-fundador é alguém que estabelece o negócio junto com o fundador.
Sendo assim, para ser um sócio majoritário é necessário ter a maior quantidade de ações ON da organização em questão. Normalmente são os sócios fundadores das empresas que possuem a maior quantidade dessas ações, os investidores que se dedicam a compra desse tipo de ações são chamados popularmente de “tubarões”.
Você, empresário, sócio integrante de uma sociedade limitada, tem conhecimento de todos os seus direitos essenciais?