1. Propriedade de absorver a humidade do ar e de se liquefazer. 2. [Figurado] Degradação, decadência, degeneração.
A água está presente no solo sob diferentes formas. Uma pequena fração está quimicamente ligada às partículas do solo, formando uma película líquida que é a ÁGUA HIGROSCÓPICA, inclusive não utilizada pela planta.
Quando certa quantidade de solo é coletada e deixada secar ao ar, o seu teor de umidade tenderá a se reduzir até certo limite. Ou seja, mesmo que se deixe a amostra secar por um longo período, sempre permanecerá uma umidade residual. Essa umidade, que o solo exibe quando seco ao ar, é denominada umidade higroscópica.
Água livre é a água em suspensão que forma filmes que cobrem a superfície de partículas sólidas ou as paredes de fraturas, mas que excedem a água do filme; a água em movimento é livre para se mover em qualquer direção devido à força da gravidade e à pressão desequilibrada do filme.
No solo, a água capilar consiste na água retida por capilaridade, que corresponde à umidade do solo compreendida entre a umidade higroscópica (teor de água de uma amostra de solo seca naturalmente ao ar ambiente e, posteriormente, mantida em atmosfera saturada) e a capacidade de campo (capacidade máxima que um solo tem ...
Capilaridade é a subida (ou descida) de um líquido através de um tubo fino, que recebe o nome de capilar. Esse fenômeno é resultado da ação da interação das moléculas da água com o vidro (considerando que o tubo é de vidro).
O ângulo H-O-H de 105º resulta em um arranjo assimétrico. Um lado da molécula de água (com dois hidrogênios) é eletropositivo e o outro eletronegativo. Isto explica a polaridade da água. Outra importante propriedade da água, que influencia seu comportamento nos solos é a tensão superficial.
Estrutura molecular da água Graças à alta eletronegatividade do oxigênio, quando comparado aos hidrogênios, a molécula da água é polarizada, ou seja, apesar de ter carga total igual a zero, possui carga parcial negativa na região do oxigênio e positiva na região dos hidrogênios.
As características físicas mais comumente medidas são a temperatura, a cor, o gosto, o odor, e a turbidez. Temperatura. ... Oxigénio Dissolvido.
As características da água imprópria para o consumo são, cor alterada (turva), presença de qualquer tipo de gosto, aspecto gelatinoso (viscoso) e apresentar algum tipo de cheiro. A água própria para o consumo deve ser insípida (sem gosto), inodora (sem cheiro) e incolor (sem cor).
Resposta. A água tem três características principais: é incolor, inodora e insipida. Ou seja, não possui cor, cheiro e gosto próprios.