O Naturalismo no Brasil tem como marco inicial a publicação do romance "O Mulato" (1881), do maranhense Aluísio de Azevedo.
O naturalismo é um movimento artístico e literário conhecido por ser a radicalização do realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.
Naturalismo é um movimento artístico-cultural que atingiu às artes plásticas, literatura e teatro em meados do século XIX. O Naturalismo é considerado uma ramificação radical do Realismo, pois também tem o objetivo de retratar a realidade assim como ela é.
Naturalismo em arte se refere à descrição de objetos realísticos em ambientes naturais. O movimento do Realismo do século XIX defendeu o naturalismo em reação às estilizadas e idealizadas representações de assuntos em Romantismo, mas muitos pintores adotaram uma aproximação semelhante durante os séculos.
O Realismo e o Naturalismo apresentam semelhanças e diferenças entre si....As principais diferenças:
a) O recurso da estética naturalista é o caráter generalizante, próprio do pensamento cien- tificista, que propicia a criação de personagens que são tipos sociais. Nesse passo, há uma visão detalhada e analítica que, inclusive, reforça o determinismo mesológico presente nas notas.
Um procedimento caracteristico da prosa naturalista é apresentar o ambiente físico e social detalhadamente,como se o narrador estivesse munido de uma máquina fotográfica com lentes do tipo zum,que lhe permitisse compor e decompor os detalhes de cada cena.
a) O recurso da estética naturalista que surgiu no período foi o denominado de cienticismo, ou seja, a apropriação das teorias científicas da segunda metade do século. Esse recurso está presente na seguinte expressão do texto: “um tipo digno de estudo”.
As principais caraterísticas do realismo no Brasil são: o uso da veracidade e da contemporaneidade, a crítica a realidade social sofrida do período, o uso da ironia como marca retórica e a descrição dos pensamentos e anseios dos personagens de forma realista.
Base da linguagem do Naturalismo Os autores do Naturalismo não transferem sentimento nem opiniões, também por esse motivo a linguagem do Naturalismo é tão direta e real. Durante o século XIX, a razão e a ciência se pautavam para explicar e criticar o comportamento humano.