Bom durante o golpe militar vários artistas foram censurados e impedidos de cantar suas músicas, assim eles saíram do Brasil, para não serem perseguidos ou mortos eles buscavam exílio em outros países, artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque foram os artistas mais perseguidos durante o golpe e ...
Música de Intervenção ou Música de Protesto é uma categoria que engloba canções de música popular compostas com o intuito de chamar a atenção do ouvinte a um determinado problema de um certo país, seja ele de origem social, política ou econômica.
O samba Opinião inspirou os nomes de um jornal, de um teatro, do segundo elepê de Nara Leão, lançado no final de 1964.
Segundo Gada, os PCNs definem o gênero canção como uma gênero textual que envolve um elemento lingüístico (verbal) e dois extralingüísticos ( a melodia e o ritmo). ... Sabemos que a canção é um gênero híbrido (literomusical) e devido a esta característica não pode ser desvinculado um aspecto do outro: o textual do musical.
Resposta. Resposta: uma forma de expressar sentimentos, desejos, frustrações, conceito que não está muito longe da realidade, pois durante muito tempo a música foi utilizada como forma de “abrir os olhos da humanidade” para as questões que afligiam o mundo, como a guerra, a discriminação, a opressão, etc.
A canção de protesto foi, também, um marco na história musical do país consolidando um estilo chamado MPB. ... Os temas das canções pretendiam ser revolucionários pois tinham a intenção de provocar o ouvinte, despertando-o para a resistência contra a ditadura militar e a luta pela liberdade.
De acordo com Octávio Juliano, cineasta e diretor do programa “Exílio e Canções” a música virou instrumento de luta porque, apesar dos militares colocarem uma barreira geográfica entre o exilado e a sua pátria, as canções compostas por brasileiros no exterior sempre acabavam repercutindo no Brasil.
Era um tipo de música muito comum nos anos 60 e 70 do século XX, durante a ditadura militar brasileira ou nos últimos anos do Estado Novo português. No Brasil, as músicas de protesto chegaram ao seu auge em 1967, amplamente divulgadas com a massificação que a TV (em franca expansão) permitia.
Aqui são consideradas intervenções sonoras aquelas que alteram, ou estimulam a alteração, do entorno sonoro cotidiano preexistente. Elas fazem emergir formas de expressão cultural, seja do grupo ou artista, seja propiciando e criando canais para o público se expressar.
A partir dos anos 1950, o Brasil passou por uma ebulição musical nunca antes vista, com um caldeirão de movimentos: bossa nova, jovem guarda, tropicalismo, música de protesto. Os festivais de música brasileira despertavam paixões no público, com vaias e aplausos calorosos.
Ao lado de Disparada, foi considerada a música marco da transição da Bossa Nova para aquilo o que passou a ser chamado de Música Popular Brasileira.
A música popular brasileira engloba o samba, a bossa nova, o rock, o forró, o sertanejo e o brega entre outros estilos.
Um grupo que se destacou na luta contra a opressão foi o dos artistas: atores, músicos, cineastas, artistas plásticos, poetas, escritores... Cada um contribuía com o que melhor sabia fazer, questionando os fatos e informando a população, apesar de censurados pelos órgãos opressores.
São elas: “Águas de Março”, “Como Nossos Pais”, “Alegria, Alegria”, “Felicidade”, “Sampa”, “Aquarela do Brasil”, “Asa Branca”, “Carinhoso”, “Chega de Saudade”, “Desafinado”, “Como Uma Onda”, “Construção”, “Apesar de Você”, “Detalhes”, “Eu Sei Que Vou Te Amar”, “Garota de Ipanema”, “Ideologia”, “Insensatez”, “Inútil”, “ ...
Encabeçada pelo sucesso "Liberdade Provisória", a lista das dez músicas mais ouvidas no Brasil em 2020 segue com "A Gente Fez Amor", de Gusttavo Lima, Graveto, de Marília Mendonça, Volta por Baixo, de Henrique & Juliano, S de Saudade, de Luíza & Maurílio em parceria com Zé Neto & Cristiano, entre outras.
Metal Contra as Nuvens
Já pensou de uma música pudesse durar anos sendo tocada? O compositor John Cage pensou nisso e criou “As slow as possible” (tão lento quanto possível). A música que é a mais longa do mundo foi escrita para durar 639 anos. A versão original foi criada para ser uma peça de piano de apenas 20 minutos.
Largado às Traças
Despacito
A apresentação musical ao vivo mais prestigiada em 2020 foi a de Marília Mendonça, com 3,31 milhões de visualizações simultâneas. Em seguida vieram a de Henrique e Juliano e de MC Niack.